É hora de darmos um espaço exclusivo para o cinema independente feito pelas gurias! Curta-metragem produzidos e/ou dirigidos por mulheres, feitos em Curitiba e em outras regiões do Brasil. Dias 16, 17 e 18 de agosto, às 19h, na Cinemateca de Curitiba. Entrada Gratuita.
Os curtas possuem temáticas relacionadas aos desafios, dificuldades e realizações de mulheres cis e trans. E ao final de cada sessão teremos um debate para discutir os filmes e também a própria experiência das gurias de trampar e buscar seu espaço no audiovisual.
Todas, todes e todos estão convidados!
A produção de uma mostra de filmes feitos por mulheres surge como proposta de estimular as mulheres na produção audiovisual. Atualmente, há poucos festivais e mostras de cinema no Brasil, voltados exclusivamente para a exibição das produções femininas, o diferencial desse projeto consiste em realizar essa experiência em Curitiba.
A mostra CINEMA DAS GURIAS é um evento com foco na exibição de curtas- metragens dirigidos por mulheres, que acontecerá durante 03 (três) dias, na Cinemateca de Curitiba, tendo cada sessão aproximadamente 70 minutos. Após cada sessão haverá um DIÁLOGO de 40 minutos com diretoras convidadas, a mediadora e o público.
Nos três dias de evento haverá pelo menos um filme Curitibano, garantindo visibilidade e FORMAÇÃO DE PLATEIA para o nosso cinema.
OS FILMES selecionados são representativos no que tange à temática e a representação geográfica. Alguns suscitam discussões sobre as mazelas impostas ao cotidiano das mulheres, outros prospectam no espectador a esperança de um mundo igualitário e seguro para todas as pessoas, especialmente para as mulheres. Os filmes selecionados pela curadoria são oriundos de todas as cinco regiões do país.
OS DIÁLOGOS realizados após as sessões serão desenvolvidos a partir das temáticas abordadas nos filmes da sessão, associando com o universo da produção cinematográfica e os obstáculos e as conquistas femininas dentro do audiovisual
Confira a programação do dia 16/08:
AONDE VÃOS OS PÉS
Ficção, 14 minutos, Curitiba, 2020
Direção de Débora Zanatta
Ela percorre os caminhos da adolescência com coragem para viver seus desejos. E no encontro com o inesperado se coloca a correr, confiante em seus próprios pés.
APNEIA
Animação, 15 minutos, Curitiba, 2019
Direção de Carol Sakura & Walkir Fernandes
Muriel não sabe nadar e tem muito medo de água. Um medo que ecoa de sua mãe e traz à tona os pavores e monstros da infância. Mergulhada em si mesma, ela busca agora a voz e o ar que sempre lhe faltou.
AMARELO
Ficção, 5 minutos, Curitiba, 2020
Direção de Maju Lima
Em uma realidade onde a depressão e a ansiedade são presentes em sua rotina, Vincent se recorda de uma forte história do seu passado, capaz de provocar a reflexão sobre abuso e paixão. Mas, lembre-se: é preciso admitir que existe um certo conforto em perceber os erros nos outros muito mais do que perceber na gente.
RIO DAS ALMAS
Experimental, 20 minutos, Goiás, 2019
Direção de Taize Inácia, Thaynara Rezende
Baseado em histórias reais sobre memórias dos negros escravizados às margens do Rio das Almas, um musical preto que fabula sobre o processo mais violento por que nós, pessoas negras, já fomos acometidas. Através da força da dança e das manifestações culturais afro-brasileiras, uma retratação do trauma e das memórias furtadas da escravização.
MÃE DOS MONSTROS
Ficção, 8 minutos, Porto Alegre, 2017
Direção de Julia Zanin de Paula
Durante uma visita a um parque de diversões, uma menina se vê lançada ao terror diante de abomináveis experimentos.
AO SAIR, FECHE A PORTA
Ficção, 3 minutos, São Paulo, 2020
Direção de Isabella Mello
Sentindo-se culpada por cometer um pecado, uma jovem é visitada por um padre próximo, que lhe ensina uma técnica para esquecer as coisas voluntariamente.
Confira a programação do dia 17/08:
SEREMOS OUVIDAS
Documentário, 12 minutos, Curitiba, 2020
Direção de Larissa Nepomuceno
Como existir em uma estrutura sexista e ouvinte? Gabriela, Celma e Klicia, três mulheres surdas com realidades diferentes, compartilham suas lutas e trajetórias no movimento feminista surdo.
EM REFORMA
Ficção, 20 minutos, Natal, 2019
Direção de Diana Coelho
Ao receber a notícia de que a filha vem passar uns dias em sua companhia, Bianca decide retomar a obra inacabada na laje de sua pequena casa. Os planos, contudo, não saem como o esperado.
IBERÊ E A LIBERDADE
Ficção, 15 minutos | Maringá, 2020
Direção de Thayse Fernandes
Iberê é um jovem cadeirante. Suas limitações dificultam praticamente todas as suas ambições de vida. Ao mesmo tempo em que os dias passam, ele reflete sobre como as situações e sociedade conversam com seu problema e desejos
MARIA
Documentário, 15 minutos, Manaus, 2018
Direção de Elen Linth
“Maria” retrata a história de Maria Morais e seus processos de resistência enquanto travesti na cidade de Manaus. O documentário referenda as pesquisas em direito à cidade, conflitos urbanos e discriminação por endereço em abordagem conjunta à poética da personagem que também é roteirista junto com Elen Linth no projeto.
CONDENADA
Ficção, 5 minutos | Curitiba, 2020
Direção de Juliana Biancato e Giuly Biancato
É inspirado na obra do Bertold Brecht “A infanticida Maria Farrar” – fala do desespero de uma jovem ao ver que esta dando a luz e não sabe o que fazer.
CLAUDETE E O BOLO
Animação, 5 minutos, São Paulo/Portugal, 2020
Direção de Fádhia Salomão
Claudete adora fazer bolos e faz isso com verdadeira paixão. Seus bolos são apreciados por todos e isso a agrada, mas quando se depara com uma demanda excessiva, Claudete precisa que agir.
SABARETA
Ficção, 19 minutos | Paraná, 2022
Direção de Flávia Imirene Sabino
Os pés de Geyisa caminham por todas as histórias parindo o tempo, espaço, luta, cura, coragem, tudo e o nada, refletindo sua própria história e ancestralidade que está presente em seu corpo e sua arte.
Confira a programação de curtas do dia 18/08:
ALCATÉIA
Ficção, 17 minutos, São Paulo, 2020
Direção de Carolina Castilho
Mulheres que correm umas com as outras. Curta-metragem livremente inspirado pelo livro Mulheres Que Correm Com os Lobos, de Clarissa Pínkola Estés.
EM QUADRO
Ficção, 11 minutos, São Paulo, 2020
Direção de Luiza Campos
Num set de filmagem, olhares, gestos e palavras atravessam, invadem e oprimem.
O MUNDO AQUI DENTRO
Ficção, 16 minutos, Florianópolis, 2019
Direção de Luisa Novo
O filme conta a história de Camila que parece viver um mundo perfeito por fora, onde as aparências enganam. Um livro é sua única forma de fuga, mas pode ser perigoso guardar este segredo.
HORNZZ
Animação, 5 minutos, Rio de Janeiro, 2019
Direção de Lena Franzz
Como cada escolha reflete em nossas vidas? Através da narrativa surrealista de Hornzz, acompanhamos as escolhas e desafios da menina Lu, viajando por experiências únicas em cenários lúdicos.
GRUNSTADT
Ficção, 20 minutos, Paraná, 2019
Direção de Celina Becker
Eva Heumann foge do 3º Reich Alemão e, em dezembro de 1937, chega a gleba Grünstadt no Norte do Paraná, à procura de refúgio. Recepcionada por bandeiras nazistas tremulando livremente nos céus da vila, confronta-se com o medo e a dúvida de conviver ao lado do inimigo. Feridas expostas, nervos à tona… a espera silenciosa pelo apagar do pavio.
MÔNICA
Ficção, 10 minutos, Paraná, 2021
Um filme de Barracao Encena
Separada há dois anos, Mônica apresenta sua nova rotina e decide iniciar sua jornada atrás de autoconhecimento.
As sessões acontecerão na Cinemateca de Curitiba:
Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco
Classificação indicativa: 14 anos
Entrada Gratuita
Como CONTRAPARTIDA SOCIAL realizaremos uma oficina de Criação de Roteiro para inspirar mulheres a se tornarem criadoras dentro do universo da produção audiovisual.
Nos dias 09 e 10 de agosto, às 19h, a 1ª Mostra de Cinema das Gurias vai realizar uma OFICINA DE ROTEIRO gratuita e exclusiva para mulheres, que acontecerá na Cinemateca de Curitiba. Na oficina serão abordados as criações da sinopse e do argumento de um roteiro cinematográfico. As vagas são limitadas, então garanta sua participação se inscrevendo agora. As inscrições vão até 08 de agosto.
Inscreva-se AQUI
Serão instrutoras na oficina:
JANI MENDONÇA
Doutora pela Universidade Tuiuti do Paraná na linha Comunicação e Linguagens: Estudos do Cinema e Audiovisual. Mestre em Letras na linha Linguagem Literária e Interfaces Sociais: Estudos Comparados. Sócia-proprietária, diretora e montadora na produtora CAULIM FILMES. Produtora audiovisual, diretora e roteirista no mercado Publicidade e Propaganda. Docente de Produção Audiovisual, Produção em Cinema e TV, História do Cinema e da Animação, Técnicas Audiovisuais, Semiótica e Cultura Visual.
LOANA TERRA – Bacharel em Teatro pela PUC-PR e Licenciatura em Teatro pela Unespar, Pós-graduada em Ensino da Arte pela Uninter e Especialização em Arte-educação Gênero e Diversidade e Artes Cênicas pela UFPR. Atua na Produção Cênica e Audiovisual como atriz, diretora e produtora. Foi curadora do 1º CINERO – Festival de Cinema de Rondônia e é Produtora do 5º Petit Pavé.
PROJETO REALIZADO COM RECURSOS DO PROGRAMA DE APOIO E INCENTIVO À CULTURA – FUNDAÇÃO CULTURAL DE CURITIBA E DA PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA