ANTENA OLÍMPICA 2020 – TÓQUIO/JAPÃO

boletim esportivo; olímpiadas; coreias

Coreia do Norte e Coreia do Sul desfilaram e competiram juntas no hóquei dos Jogos de Inverno de 2018. Foto: REUTERS/Murad Sezer

O esporte une!  Seu poder transformador é algo que poucos conseguem ver. Muitos acreditam que seu fim principal é o entretenimento ou uma forma de recreação entre as pessoas. Mas, é algo que transcende isso e quando fatos bons acontecem, precisamos falar sobre eles.

Em reunião feita na última sexta feira (15) na sede do COI (Comitê Olímpico Internacional) na Suíça, comitivas dos países asiáticos Coréia do Sul e Norte, realizaram um pedido formal da abertura de união das equipes em diferentes modalidades, ou seja, competir juntos em uma só bandeira.

No encontro foram dados os primeiros passos para averiguar como será a transição dessa junção. O COI por sua vez acenou com otimismo para o pedido. Nas Olimpíadas de Inverno de PyeongChang, Coréia do Sul, no ano passado, o time de hóquei feminino foi composto por atletas de ambas as nacionalidades, logo, não se trata de uma novidade, e sim de um entendimento entre o Norte e o Sul. Desta vez, as Coreias indicaram a montagem de um time de basquete feminino, hóquei sobre grama feminino, equipe mista de judô e provas de remo. Outras reuniões estão previstas para dar continuidade a esse projeto.

Coreia unificada disputou o hóquei feminino em PyeongChang 2018. Foto: REUTERS/David W. Cerny

E não para por aí!

Ainda no encontro realizado em território suíço, as comitivas também anunciaram a candidatura conjunta para sediar as Olimpíadas de Verão de 2032. O processo de escolha do COI ainda não começou, no entanto, para algo desse porte é necessário o planejamento antecipado.

É possível concluir que as tentativas de aproximação dos governos, pouco a pouco, surte efeito. Fiquemos de olho nos próximos capítulos dessa história em que todos só têm a ganhar.