Brasileiro Eduardo Yudy vence com golpe espetacular e conquista o bronze no Grandprix de judô de Tel Aviv

Judô, Brasil, Grandprix de Judô, Eduardo Yudy, Aléxia Castilhos

Yudy venceu alemão #5 do mundo (divulgação/CBJ)

Nessa sexta (24), o brasileiro Eduardo Yudy conquistou a medalha de bronze no Grandprix de Tel Aviv, na categoria até 81kg. O lugar no pódio veio em grande estilo. Contra o alemão Dominic Ressel, número 5 do mundo, ele venceu nos primeiros segundos de luta, por ippon, literalmente catapultando o adversário.

 

Yudy venceu quatro adversários antes dessa luta, dois deles por ippon. Nas quartas, acabou sendo derrotado pelo russo Aslan Lappinagov, 13º do ranking, com ippon, num contra-golpe encaixado pelo lutador.

 

Na repescagem, derrotou o sul-coreano Lee Sungho, antes da vitória espetacular contra Ressel.

Outra que também quase conquistou uma medalha para o Brasil foi Aléxia Castilhos, na categoria até 63kg. Uma das cabeças de chave, ela venceu três lutas por ippon, todas em menos de 50 segundos.

 

Chegando na semifinal, porém, a brasileira acabou perdendo para a canadense Cristine Pinard. Ela tomou um waza-ari no começo da luta e, nos segundos finais, sofreu o ippon, pega no contra-ataque.

Aléxia quase conquistou a terceira medalha brasileira (divulgação/CBJ)

Na luta pelo bronze contra a checa Renata Zachova, Castilhos saiu na frente com um waza-ari, mas Zachova conseguiu um ippon, derrotando a brasileira.

 

Com os resultados de hoje, o Brasil já soma duas medalhas no Grandprix de Tel Aviv, as duas de bronze. Na quinta (23), Daniel Carnin, da categoria até 66kg, foi ao pódio pela repescagem. Ele perdeu nas quartas de final para Tal Flicker (ISR), venceu o peruano Juan Postigos na repescagem e ganhou a medalha ao derrotar o israelense #6 do mundo Shmailov, nas punições.

 

Nesse sábado (24), mais cinco brasileiros vão ao tatame, no último dia de competições: Samanta Soares (78kg), Rafael Macedo (90kg), Giovani Ferreira (90kg), Leonardo Gonçalves (100kg) e Rafael Buzacarini (100kg).