
- Este evento já passou.
OFICINA “LER, INTERPRETAR, ESCREVER, SONORIZAR” CHEGA À RETA FINAL E DIVULGA OS TRABALHOS REALIZADOS PELOS PARTICIPANTES
30 | outubro | 2021 - 8 | novembro | 2021

Ministrado por Paulo Sandrini e Marcelo Bressanin, o projeto aconteceu durante o ano e produziu materiais literários e sonoros de grande relevância artística.
A oficina “Ler, Interpretar, Escrever, Sonorizar” aconteceu em 30 encontros virtuais, dividida em dois módulos: Análise e Criação literária e Criação Sonora, ministrados por Sandrini e Bressanin, respectivamente. Os idealizadores compartilham com o público – professores, estudantes, escritores, produtores e gestores culturais, formadores de opinião, pedagogos, artistas em geral, entre outros – os resultados obtidos: a coletânea dos contos produzidos pelo oficinantes, chamada “Narrativas novinhas em folha [e em áudio]”, que sai pela Kafka Edições, e as produções sonoras que podem ser vistas no canal do Youtube: Ler, Interpretar, Escrever, Sonorizar.
As atividades de conclusão da oficina serão realizadas em dois momentos. No dia 30 de outubro, às 18h, haverá uma Live de lançamento do livro com os ministrantes e oficinantes, em que será apresentada a coletânea, com leituras dos textos. Já nos dias 2, 6 e 8 de novembro, acontecem as Lives de Contrapartida Social, intituladas “Literatura, arte sonora & outros diálogos”, em que os ministrantes conversam com três oficinantes sobre as etapas do projeto, leituras feitas, teorias utilizadas, metodologia e também como o projeto dialogou com outras áreas da vida e do saber dos participantes etc. Além de exibirem ao público as produções sonoras. As transmissões serão às 19h:30 pelo YouTube, no canal do projeto.
A oficina desenvolveu atividades pensadas para compartilhar os processos de criação interdisciplinar desenvolvidos no projeto e para formar uma rede de possíveis multiplicadores dos processos empregados. Para André Knewitz, um dos participantes, a oficina foi “um oásis nesta paisagem pandêmica de isolamento social”. André, que já é escritor, ressalta suas experiências: “analisar obras literárias, produzir textos, debater mais a fundo aspectos que seriam desapercebidos em leituras mais superficiais, além de ter contato com um formato artístico ainda desconhecido para muitos dos participantes, que é a Arte Sonora, produzindo assim nossas próprias peças sonoras a partir dos conteúdos ofertados por Paulo Sandrini e Marcelo Bressanin, que souberam conduzir e tirar o máximo de cada participante. Quanto custaria isso em uma sessão de psicanálise? Para mim: a literatura salva! A sonoridade salva! A arte cura muito mais do que os produtos da farmácia”.
“Ler, interpretar, escrever, sonorizar: oficina de análise e criação literária” é um projeto realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura Municipal de Curitiba e com o incentivo da Cibraco Imóveis, Kronberg Leilões e Baggio Imóveis.