Festival de Curitiba 2025 anuncia programação com mais de 350 atrações


A 33ª edição do Festival de Curitiba será realizada de 24 de março a 6 de abril, reunindo mais de 350 atrações distribuídas em 70 espaços da capital paranaense e Região Metropolitana. O evento contará com peças teatrais premiadas, estreias nacionais, performances de circo, dança, humor, shows musicais, oficinas e gastronomia, além de espetáculos gratuitos.

As vendas de ingressos começam nesta quinta-feira (6) pelo site oficial www.festivaldecuritiba.com.br e na bilheteria física no Shopping Mueller.

Segundo o diretor do festival, Leandro Knopfholz, o evento é “uma celebração vibrante do teatro, da arte e da cultura, levando uma programação diversificada e de qualidade ao público, com compromisso de inovar e proporcionar boas histórias”. Em 2024, o festival atraiu mais de 200 mil espectadores e movimentou o turismo e a economia criativa da região.

Destaques da programação

A cerimônia de abertura acontece no dia 24 de março, com a apresentação de “Os Mambembes”. O elenco, formado por Cláudia Abreu, Deborah Evelyn, Julia Lemmertz, Leandro Santanna, Orã Figueiredo, Paulo Betti e o músico Caio Padilha, encena uma história inspirada na comédia escrita por Artur Azevedo em 1904.

Entre os nomes confirmados para o festival estão artistas consagrados como Débora Falabella, Cláudia Abreu, Renata Sorrah, Paulo Betti, Reynaldo Gianecchini, Gregorio Duvivier, Heloísa Périssé, Marcelo Serrado e Rodrigo Pandolfo.

Destaques incluem “Prima Facie”, monólogo de Débora Falabella indicado ao Prêmio Shell; o musical “Ray – Você Não Me Conhece”, sobre a trajetória de Ray Charles; e “Brilho Eterno”, estrelado por Reynaldo Gianecchini e Tainá Müller. Haverá também espetáculos internacionais da Argentina e Uruguai.

Mostras do festival

  • Mostra Lucia Camargo: Reúne 30 espetáculos nacionais e internacionais, focados na diversidade contemporânea do teatro.
  • Mostra Fringe: Com aproximadamente 280 peças de 12 estados brasileiros e países como Argentina, Peru, Bolívia e EUA, é um espaço de experimentação artística sem curadoria oficial.
  • Mostra Surda de Teatro: Em sua segunda edição, promove a acessibilidade e destaca a produção teatral da comunidade surda.
  • Interlocuções: Espaço dedicado a oficinas, debates e palestras sobre artes cênicas, com programação gratuita.
  • Guritiba: Com enfoque na formação de plateia infantil, inclui peças como “O Menino Maluquinho – O Show” e “Elefanteatro”.
  • MishMash: Mostra de variedades artísticas, com circo, mágica e humor.
  • Risorama: Espaço dedicado ao stand-up comedy, reunindo grandes nomes do humor brasileiro.

Serviço

Festival de Curitiba 2025Data: 24 de março a 6 de abrilLocal: Diversos espaços de Curitiba e Região MetropolitanaIngressos: www.festivaldecuritiba.com.br e bilheteria física no Shopping Mueller