Concurso literário premia escritores de Curitiba e região metropolitana


Autores selecionados receberão cachê de R$ 800 e participarão de eventos públicos para interagir com leitores

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do concurso literário Novas Leituras Curitibanas. A iniciativa busca valorizar escritores locais e proporcionar a ampliação de seu público leitor. Serão escolhidos 20 textos inéditos nos gêneros conto, crônica, poesia e dramaturgia, escritos por autores residentes em Curitiba e nos municípios da Região Metropolitana.

Os selecionados receberão um cachê de R$ 800,00 e participarão de Rodas de Leitura em espaços públicos da capital paranaense, como Ruas da Cidadania, colégios e bibliotecas. Os encontros estão previstos para ocorrer entre abril e julho deste ano, com agendamento prévio.

Como participar

As inscrições são gratuitas e individuais, podendo ser feitas até o dia 16 de fevereiro pelo formulário online (acesse aqui). O regulamento completo está disponível no site www.producoesdopinguim.com.

Podem concorrer autores maiores de 18 anos com textos inéditos de 3 mil a 6 mil caracteres (com espaços), que ainda não tenham sido publicados em nenhum formato. Cada participante pode inscrever apenas um texto, sendo desconsideradas inscrições duplicadas. É necessário comprovar residência em Curitiba ou em um dos municípios da Região Metropolitana, como Almirante Tamandaré, Araucária, Colombo, São José dos Pinhais, entre outros.

Estímulo aos talentos locais

O concurso foi idealizado pelo produtor cultural Ali Freyer, que destaca a importância de descentralizar o acesso à literatura e incentivar escritores pouco conhecidos. “Temos ótimos autores na região, muitos premiados fora do estado, mas ainda pouco lidos localmente. Queremos estimular a produção literária e dar espaço para textos que ainda estão na gaveta”, afirma Freyer.

Ele reforça que a literatura paranaense tem nomes consagrados como Paulo Leminski e Dalton Trevisan, mas que há diversos talentos emergentes que também merecem visibilidade.

Seleção e premiação

Os textos inscritos serão avaliados por uma comissão julgadora composta por especialistas em literatura contemporânea e mediação de leitura. Os critérios de análise incluem originalidade, domínio da forma textual, consistência temática e adequação ao público do projeto.

Os 20 selecionados serão anunciados no dia 10 de março, por meio do Instagram oficial do concurso (@producao.pinguim) e via e-mail. Além das Rodas de Leitura, os textos escolhidos integrarão a curadoria de 100 eventos literários e serão transformados em 20 vídeos-performances realizadas por artistas da capital, publicados no YouTube e redes sociais da Pinguim Produções.

Incentivo cultural

O concurso Novas Leituras Curitibanas II é viabilizado pelo Mecenato Subsidiado da Fundação Cultural de Curitiba e conta com o incentivo da Servopa.

Serviço

 

Crédito da foto: Maikelly Ribas