Dia 19 de outubro de 1976 nasceu em Paris, França, um cara chamado Joe Duplantier.
Ele cresceu com a sua mãe cantora de country, que viveu anos em Wisconsin (Estados Unidos) e com o pai pintor.
Joe teria a companhia de seu irmão, Mario, nascido em 1981, na cidade de Baiona (perto do país Basco).
Os irmãos sentiram a arte infectando suas veias. Além da mãe cantora, o pai pintor, a irmã também começou a desenvolver o gosto pela fotografia, e se tornou uma das melhores fotógrafas do país.
Os Duplantier começaram a gostar de rock and roll e se apaixonaram pelo metal. Joe tentou fazer faculdade de arte, mas as bandas que ele e seu irmão fundaram dariam mais prazer do que tudo o que eles tinham feito até então na vida.
Mario desde cedo desenvolveu habilidade para tocar percussão, bateria, e Joe empunhava sua guitarra e berrava como poucos na pequena cidade de Baiona.
Decidiram fundar uma banda chamada Godzilla em 1996. Com o repertório de quase 80% de Sepultura, os irmãos franceses começaram a chamar atenção por onde passavam na cidade-luz. “Nós éramos muito fãs de Sepultura”- essa declaração já ouvimos em praticamente toda entrevista da banda. Nessa época eles contavam com o excelente guitarrista Cristian Andreu (que está desde o primeiro line-up da banda) e também com o baixista Alexandre Cornillon. Alexandre foi substituído em 2000 pelo grande baixista Jean Michel Labadie.
Em 2001 a banda teve que mudar de nome para Gojira. Que é como os japoneses pronunciam Godzilla. Nesse mesmo ano saiu o primeiro álbum da banda: Terra Incógnita.
No começo de carreira, a banda fazia um death metal bem brutal, com o lançamento do terceiro álbum em 2005 “From Mars to Sirius”, o Gojira começou a ser visto como a esperança do metal moderno. Com elementos únicos de afinações de guitarra, com paradas ultra técnicas, com um groove espetacular desenvolvido por Mario (nessa época todas as mídias especializadas o consideravam um dos melhores bateras da cena), com a companhia da cozinha metálica do Jean Labadie, e com o vocal gutural super cavernoso e ao mesmo melódico de Joe, com seus riffs matadores, o Gojira despontou como uma das melhores da sua geração.
Na sua discografia, a banda conta com seis álbuns. O último foi lançado em 2016. Esse ano, se não fosse o Covid, talvez teríamos um novo disco dos franceses, porém eles lançaram em 2020 um clipe belíssimo que faz referência a um filme que com certeza você já viu (eu não vou dar spoiler, assista!)
Clique aqui: https://youtu.be/iqrMFNMgVS0
Lembra quando eu falei que eles eram fanáticos pelo Sepultura? Em 2008 os irmãos Cavalera, ex-Sepultura, convidaram o baixista do Gojira, Jean, para assumir as linhas de baixo do novo projeto dos irmãos brasileiros chamado Cavalera Conspiracy.
- Joe, por ser tão fã, disse para os irmãos Cavalera que ele iria no lugar do baixista do Gojira. E assim foi: ele gravou o primeiro álbum do Cavalera Conspiracy: Inflikted.
Max Cavalera (guitarrista e vocalista), Iggor Cavalera (baterista), Joe Duplantier (vocalista e guitarrista), Mario Duplantier (baterista). A vida é bem gozada.
No Rock in Rio de 2015 o Gojira aterrissou em terras brasileiras. Eu não fui para o festival carioca, mas fui para o Carioca Club em São Paulo, onde o Gojira também tocou.
Outra banda que também tem dois irmãos na banda igual ao Gojira,e Sepultura, na voz e na batera é o Claustrofobia. Ouvi o Toninho Iron, figura importantíssima para o metal nacional, dizer que os irmãos Duplantier adoram o Claustro. Tomara que seja verdade mesmo, porque é o metal nacional influenciando e sendo influenciado por uma banda espetacular como o Gojira.
Esse show do Carioca Club foi um dos melhores da minha vida.
…
Foto: divulgação