Neste meio de semana, a fase inicial do Campeonato Paranaense completará um terço de suas rodadas já definidas. Um começo intenso, que será marcado por 5 rodadas, em sequência, nos meios e finais de semana; quatro destes jogos disputados em 14 dias no mês de janeiro. E a quinta, 30, a última semana do mês, traz um dos jogos que faz parte da 4ª volta de confrontos: Cianorte e Athletico, no estádio Albino Turbay, em Cianorte.
O líder tentará manter seu 100% de aproveitamento e vencer mais uma partida fora de casa, já o mandante, por sua vez, fará seu segundo jogo consecutivo em casa e busca a primeira vitória dentro dela. No entanto, como vem o Leão do Vale, o único representante da região Noroeste no Paranaense 2020, para o jogo a seguir:
PRÉ-JOGOS:
No fim de 2019, a equipe disputou três amistosos, com direito a três vitórias:
- 3×1, contra o PSTC, em Londrina;
- 1×0, contra o mesmo PSTC, em Cianorte;
- 2×1, contra o FC Cascavel, em Cianorte;
No entanto, a trajetória no Campeonato Paranaense, até o momento, é irregular:
- 1º rodada – x Toledo (fora) – 2×0 (V)
- 2º rodada – x Londrina (fora) – 1X0 (D)
- 3º rodada – x União (casa) – 1×1 (E)
EM CAMPO:
O time terá a volta de dois jogadores expulsos na segunda rodada, a derrota frente ao Londrina, por 1×0, o zagueiro Maurício Barbosa e o volante Zé Vitor. Com isto, o técnico João Burse* terá todos os 28 jogadores que fazem parte do elenco do time do Norte do estado a disposição para montar o time titular do jogo. A escalação base contra o União, na última rodada, foi:
Bruno; Danilo Báia (Weriton), Montoya, Eduardo Doma (Maurício Barbosa) e Anderson Santos; Menezes (Zé Vitor), Morelli, Buba e França; Rodrigo Alves e Hélio Paraíba.
O clube conta com um nome conhecido do futebol paranaense. O lateral-direito Danilo Baia, que esteve no Operário nas últimas quatro temporadas vitoriosas do time de Ponta Grossa, sendo capitão do time em algumas destas conquistas: o estadual (2015), e os Brasileiros Séries D (2017) e C (2018) são alguns dos títulos obtidos. No mais, o Cianorte apostou em um elenco recheado de jovens que buscam projeção na suas respectivas carreiras.
O treinador, João Burse, tem como característica de jogo a ofensividade. Treinador da nova geração, seu último clube foi o Vitória (BA). João fez carreira no futebol de base. Pelo clube ganhou os títulos da Copa do Brasil Sub-17, o Campeonato Baiano, em 2015; Copa do Nordeste Sub-20, em 2017; e levou o Vitória ao vice-campeonato do Campeonato Brasileiro de Aspirantes, em 2018.

Lá, chegou a comandar o time principal na Série A do Campeonato Brasileiro, no ano de 2018, em duas oportunidades. Uma delas, na reta final do torneio para tentar salvar o clube que viria a ser rebaixado naquela temporada. No inicio de 2019, liderou a comissão técnica que treinava o time de aspirantes para o inicio da temporada passada, enquanto o time principal realizava uma preparação mais efetiva para os jogos que aconteceriam no ano. Chegou a disputar jogos do Campeonato Baiano e da Copa do Nordeste.
Se desligou do clube em outubro de 2019.
João é o segundo técnico mais novo do campeonato (36), o primeiro é seu adversário desta quinta, Eduardo Barros, 2 anos mais novo.
OBJETIVO:
O objetivo do clube é repetir as boas campanhas dos últimos dois anos quando atingiu a Série D do Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil (2018). No ano passado, o Leão do Vale escapou do rebaixamento no estadual, por um ponto, e terminou na antepenúltima posição (9º). Na sequência da temporada, o clube foi o representante paranaense que foi mais longe na competição nacional, ao cair, nas oitavas de finais, para o Caxias (RS), após perder a vaga em casa, num jogo disputado.
HISTÓRICO:
Os últimos jogos entre estes clubes foram disputados na Arena da Baixada, em Curitiba. Com a seguinte sequência de resultados.
- 2017 – 1×1 (empate em Curitiba);
- 2018 – 0x0 (empate em Curitiba);
- 2019 – 1×0 (derrota em Curitiba);
A última vitória do Cianorte coincide com o último jogo dos clubes disputados na casa do Leão do Vale do Ivaí, foi no ano de 2014. Relembre abaixo:
FICHA TÉCNICA:
Cianorte x Athletico – quinta, 30/01/2020 – 20h;
Estádio: Albino Turbay (Cianorte);
Árbitro: Leonardo Ferreira Lima (Quatiguá);
Assistentes: Wagner Junior Bonfim Ledo (Siqueira Campos) e Felipe Gustavo Schmidt (Maringá).