ALIMENTOS DA GRACIOSA NA SALUMERIA MONTE BELLO

ComidaéCultura

Em 2017, Marcelo Empinotti, proprietário da Salumeria Monte Bello, e Lai Pereira, especialista em marketing rural, organizaram uma feira com o objetivo de reunir os produtores de alimentos agroecológicos e/ou artesanais de cidades que fazem divisa com a Estrada da Graciosa. Reuniu cerca de 50 famílias produtoras, de 5 municípios, e 650 visitantes, num final de semana em Quatro Barras – PR.

Chamado de “Alimentos da Graciosa – Cultura Alimentar e Ecoturismo”, com incentivo fiscal do PROFICE – SEEC PR e apoio master da Copel, o evento teve grande impacto para os produtores, dando excelente visibilidade e escoamento às suas produções. Tamanho foi o entusiasmo com os resultados, que os próprios agricultores e artesãos do alimento passaram a usar o nome “Alimentos da Graciosa” como uma espécie de selo de qualidade para a continuidade da venda dos produtos.

Assim veio se fortalecendo esta rede, de modo autônomo e de autogestão, demarcando os produtores de alimentos da Serra do Mar do Paraná, com responsabilidade social e ambiental em seus trabalhos.

Percebendo a importância que o evento tinha tomado para o grupo, Lai inscreveu a ação de fortalecimento do Selo Alimentos da Graciosa no Desafio Conexsus (Instituto Conexões Sustentáveis) e teve resultado positivo com o aceite do projeto. “Esta é a oportunidade de que precisávamos para um salto organizacional no grupo”, conta Lai. “Com viabilidade para 300 projetos em nível nacional, o Desafio Conexsus pretende desenvolver em rede o potencial econômico de negócios comunitários sustentáveis, para que participem ativamente e de forma mais justa das cadeias produtivas que fazem parte. Queremos que estas redes se expandam e gerem impactos socioambientais positivos, como a resiliência territorial e a transição para a economia de baixo carbono.”, explica Daniela Canisso, uma das fundadoras da Conexsus.

Assim, no dia 21 de julho, o almoço na chácara da Salumeria Monte Bello trará a apresentação do Selo Alimentos da Graciosa, com venda de produtos dessa região, além de contar com um menu recheadíssimo das roças vizinhas. A Salumeria Monte Bello desde que abriu seu restaurante rural se manteve fiel a esta proposta e teve papel fundamental na organização da rede local, servindo de exemplo para os outros empreendedores de alimentos da Estrada da Graciosa. Marcelo conta que “percebendo no dia a dia a riqueza dos alimentos cultivados e conversando com os vizinhos da roça sobre a dificuldade de todos em promover e vender sua produção, mesmo em uma região tão próxima a Curitiba, entendemos que uma grande solução seria estreitar os laços entre consumidor final e produtores. Assim surgiu a ideia de organizar os almoços e o evento Alimentos da Graciosa.”

Além dos consumidores, o objetivo de todas essas ações também é trazer os cozinheiros profissionais e chefs de cozinha para conhecer a realidade da produção rural. A cada almoço, um profissional diferente é convidado a elaborar o menu a quatro mãos com o Marcelo. Nesta edição, a cozinheira convidada é a Bibiana Cini. Descendente da Colônia Cecília, uma comuna experimental de imigrantes italianos baseada em premissas anarquistas no município de Palmeira no Paraná, a chef Bibiana traz em sua bagagem ares de criatividade e liberdade ao seu estilo de vida e cozinha. E agora, conhecendo os produtores de outra região do Estado, irá usar de sua veia artística para a elaboração de um cardápio com aromas e sabores da Serra do Mar do Paraná, mostrando o melhor dos produtores rurais da Estrada da Graciosa.

ALIMENTOS DA GRACIOSA, 2017.

Link oficial do evento: https://www.youtube.com/watch?v=dAy3FkbypBA&feature=share

 

SERVIÇO

Local: Chácara da Salumeria Monte Bello

Endereço: Rua Dom Pedro II, 6457 – trecho histórico do alto da Estrada da Graciosa, em Quatro Barras PR. Para chegar ao local usando Waze ou GoogleMaps, digitar “Salumeria Monte Bello”. Se colocar o endereço, vai para outro local.

Contatos: (41)99225.7239 ou [email protected]

Valor: R$78,00 por pessoa. Crianças até 5 anos não pagam. De 6 a 12 anos, valor de R$45,00

Horário: a chácara abre das 11 às 17h. O almoço é servido para todos juntos às 12.30h. É ideal chegar antes do almoço para aproveitar a tranquilidade da chácara.

Nesta edição, haverá venda de produtos da região, diretamente pelos agricultores.

O serviço inclui farta mesa de antepasto com os embutidos da Salumeria Monte Bello, pratos quentes elaborados a partir dos ingredientes encontrados nas roças vizinhas, respeitando a sazonalidade, mais suco, água e café. Bebidas alcoólicas à parte.

O menu é sempre uma deliciosa surpresa, que agrada os paladares dispostos a experimentar novidades. Em todos os eventos nestes 2 anos de funcionamento a casa ficou cheia e o público saiu sempre satisfeito. Obrigatório reservar antecipadamente, pelos contatos acima.