Araucária promove sua própria programação no Fringe do Festival de Curitiba


A cidade de Araucária está marcando presença na programação do Fringe, evento integrante do Festival de Curitiba, com a 4ª edição da Mostra Casa Eliseu Voronkoff. O Centro Cultural independente, que completa sete anos de existência, organiza sua própria agenda cultural, reunindo trabalhos de alunos e alunas dos cursos oferecidos na instituição.

A Mostra Casa Eliseu Voronkoff conta com apresentações de dança cigana, dança moderna, desenho e teatro. A programação inclui também um novo espetáculo do Núcleo de Pesquisa Teatral da Casa, peças de teatro lambe-lambe pela Trágica Cia de Arte, três oficinas com profissionais de São Paulo – Tininha Calazans, Marcelo Rodrigues Maia, Gal Martins e Dani Lova – e conteúdos online. Entre eles, um vídeo abordando preconceitos e desafios enfrentados por pessoas com nanismo, com Andressa Letícia Carneiro, e uma animação inspirada no texto “De A a Z”, de Jacqueline Carteri, ex-integrante da Casa, falecida em 2022. Os vídeos serão disponibilizados nos dias 28 e 31 de março, respectivamente.

Espaços e acessibilidade

Toda a programação é gratuita e será realizada em quatro espaços de Araucária: Casa Eliseu Voronkoff, auditório do CEU – Centro de Artes e Esportes Unificado, Teatro da Praça e Parque Cachoeira. Algumas apresentações contarão com tradução em Libras para garantir acessibilidade ao público.

Segundo Ana Paula Frazão, gestora da Casa Eliseu Voronkoff e coordenadora do evento, a iniciativa é um marco para a cidade. “A realização de uma ação tão diversa e ampla coloca Araucária como uma cidade que também produz bens culturais. Antes, a cidade apenas recebia espetáculos vindos de fora, oferecidos pelo Fringe e pelo Festival de Curitiba. Hoje, através do nosso centro cultural independente, produz e organiza sua própria programação”, destaca.

Destaques da programação

A Mostra Casa Eliseu Voronkoff apresenta oito espetáculos, 14 sessões, três oficinas, uma exposição e dois vídeos. Confira alguns destaques:

  • “Aguarde no edifício 0. Dirija-se à máquina 1” (28 e 29/03, às 21h, na Casa Eliseu Voronkoff) – Uma história distópica sobre sobrevivência e humanidade.
  • “Alices e o Coelho” (29/03, 14h, no CEU, e 05/04, 14h, no Teatro da Praça) – Reflexão sobre as dificuldades da adolescência.
  • “Chapeuzinho de muitas cores” e “Menina não pode, menino não faz” (29/03, 17h, no CEU, e 05/04, 17h, no Teatro da Praça) – Adaptação do livro “Faca sem ponta, galinha sem pé”, de Ruth Rocha.
  • “Confabulando reticências sobre acasos” (30/03, 15h, no CEU, e 06/04, 20h, na Casa Eliseu Voronkoff) – Reflexão sobre a convivência e os desafios sociais.
  • “Capitu lê” e “Abertura Dança Cigana” (04 e 05/04, 20h, no Teatro da Praça) – A jornada de uma gata apaixonada por livros.
  • “Quarto de Bebê” e “Na Varanda” (06/04, 15h, no Parque Cachoeira) – Espetáculos lúdicos sobre terrores noturnos e conexão com a comunidade.
  • Abertura da exposição “De A a Z” (06/04, 20h, na Casa Eliseu Voronkoff) – Mostra de cenários 3D criados por alunos de desenho.

Oficinas

  • “Poéticas da narração: a voz encantatória feminina” (30/03, 14h, na Casa Eliseu Voronkoff) – Reflexão sobre a mulher e a arte de contar histórias.
  • “Museu autobiográfico e território” (30/03, 17h, na Casa Eliseu Voronkoff) – Teatro documental e memória.
  • “Danças furiosas: organizando os ódios a partir da metodologia da Dança da Indignação” (05/04, 09h, na Casa Eliseu Voronkoff) – Exploração do corpo como ferramenta de expressão política.

Os ingressos para os espetáculos podem ser retirados gratuitamente no site da Casa Eliseu Voronkoff: www.casaeliseuvoronkoff.com.br. Mais informações pelo telefone (41) 99850-6246.

A 4ª Mostra Casa Eliseu Voronkoff conta com recursos da Política Nacional Aldir Blanc – Prefeitura de Araucária, Ministério da Cultura e Governo Federal.