As Medalhas do Brasil – Boletim 28/07/2019

Brasil, Seleção Brasileira, Jogos Pan-americanos, Pan-americanos, Lima 2019, Natação, Triatlo, Pentatlo, Ginástica Artística, Circuito Mundial de Vôlei de Praia, Mundial de Esportes Aquáticos

Além do bronze, outras atletas estão em finais individuais (Divulgação/Reuters)
Brasil repete campanha de Toronto e conquista o Bronze na ginástica artística (Divulgação/Reuters)

Pedindo desculpas ao leitor pela demora, estamos chegando com vaga olímpica garantida, medalha de bronze na ginástica, o título no vôlei de praia, recorde mundial da natação e muito mais. Confira no boletim!

Em Tóquio!
Iêda Guimarães ficou sem medalhas no pentatlo, terminando em 4º, mas foi a melhor sul-americana. Com isso, garantiu vaga nos Jogos Olímpicos de 2020. Mariana Arceo Guiterrez, do México, ficou com o ouro. As brasileiras Isabela de Abreu e Priscila Santana terminaram em 6º e 11º, respectivamente. A segunda vaga sul-americana foi para a equatoriana Lourdes Marcela Cuaspud, já que o Pan distribui duas vagas por continente, mas apenas uma para cada país.

Bronze:
Mesmo sem Jade Barbosa, a ginástica artística feminina conquistou uma medalha para o Brasil. Terminou em 3º com 158.550 na disputa por equipes. Os Estados Unidos (170.000) ficaram com o ouro, enquanto o Canadá conquistou a prata (160.600).

Além disso, Flávia Saraiva garantiu vaga na final do solo, da trave e do individual geral. Thaís Fidelis também está na final do solo, enquanto Caroline Pedro e Lorrane dos Santos estão nas finais das barras assimétricas.

Luisa Baptista venceu a prova do triatlo; prata ficou com Vitoria Lopes (Divulgação/Globo Esporte)
Outras medalhas:
A primeira medalha brasileira foi de ouro. No triatlo, Luisa Baptista fechou com 2h00m55s, enquanto a compatriota Vitoria Lopes terminou com 2h01m27s, medalha de prata.
Na patinação, ouro para Bruna Wurts, no feminino, e bronze para Gustavo Casado, no masculino.

Arrasadoras:
Com uma prova impecável, os Estados Unidos bateram o recorde mundial nos 4x100m medley com o tempo de 3m50s40. Fica o destaque para Regan Smith, que além de bater o recorde com a equipe, quebrou o individual na sua parcial de 100m costas.

No masculino, a Grã-Bretanha desbancou os norte-americanos, bicampeões mundiais e campeões olímpicos. O tempo foi de 3m28s10, mas o destaque fica para a ultrapassagem nos últimos 15 metros da prova. 3m28s55 para os EUA. O Brasil terminou em 6º, com 3m30s87. A seleção brasileira garantiu vaga pra Tóquio no revezamento.

João Gomes, Vinicius Lanza, Guilherme Guido e Marcelo Chierighini fecharam em sexto no revezamento (Foto: João Gomes)
Caeleb Dressel fechou o mundial com 6 ouros e duas pratas.

No mundial, a China fechou em primeiro no quadro de medalhas, com 16 ouros e 30 no total; os EUA ficaram em 2º, 15 ouros e 31 na soma. O Brasil terminou em 9º, com 2 ouros e 7 ao todo.

Brasileiras disparam na corrida Olímpica (divulgação/Globo Esporte)
Agatha/duda vencem segundo torneio em 2019 (Divulgação/Globo Esporte)
Campeãs!
Agatha/Duda venceram o Circuito quatro estrelas de Tóquio. Na final, bateram as norte-americanas klineman/Ross por 2 sets a 0 (21/18 e 21/19). Este foi o segundo título da dupla. Alison/Álvaro Filho perderam na decisão do terceiro lugar no masculino. Foi a melhor dupla brasileira entre os homens.