Autores de “Mikaia” e “Corpos benzidos em metal pesado” conversam sobre suas obras, os bastidores da criação literária e o circuito de prêmios nacionais
O Sesc Paraná promove o Circuito de Vencedores do Prêmio Sesc de Literatura 2022! Neste encontro, nos reuniremos com o escritor paraense Pedro Augusto Baía, autor de “Corpos benzidos em metal pesado”, e a escritora gaúcha Taiane Santi Martins, autora de “Mikaia”.
Taiane Santi Martins, vencedora na categoria “Romance” com a obra “Mikaia”, nasceu na cidade de Vacaria (RS). É editora da revista Travessa em Três Tempos desde 2010. O romance Mikaia narra a história de três gerações de mulheres que viveram e fugiram da guerra civil moçambicana. O livro joga com as diferentes maneiras de se lidar com um passado traumático. Enquanto Mikaia – uma dançarina de ballet que sofre uma amnésia repentina – quer lembrar, sua irmã, Simi, quer esquecer e sua avó, Shaira, decide silenciar.
O desenrolar da trama se dá no embate entre as tentativas de Mikaia em recuperar um passado que lhe foi roubado, os retalhos de memória que lhe voltam confusos e a resistência de Simi em renunciar a uma infância inventada e cultivada por vinte anos às custas do esquecimento.
Pedro Augusto Baía, vencedor na categoria “Contos” com a obra “Corpos benzidos em metal pesado”, nasceu no município de Abaetetuba (PA). É analista judiciário no Tribunal de Justiça do Estado do Pará, com Doutorado em Psicologia Forense na Universidade de Coimbra. Tem fascínio pela leitura e escrita desde a infância. Nos contos que compõem a obra vencedora, Pedro tenta descrever um mosaico de geografias, povos, sentimentos e experiências que denunciam as violências, invasões e destruições no Norte do Brasil e aos corpos que lá residem. E que, neste processo de devastação, resiste uma voz, um grito, uma reza ancestral da natureza, um pedido de socorro transmutado neste livro.
DATA: 23/08/2023 | 19h às 20h30 –
LOCAL: Sesc Paço da Liberdade
ENDEREÇO: Praça Generoso Marques, 189 –
INFORMAÇÕES: (41) 3234-4200
Gratuito
Foto: Divulgação