O Festival Baticum, idealizado por Andrezza Prodóssimo propõe a realização de oficinas, bate-papos, palestras e shows relacionados ao mundo da música corporal, em uma semana repleta de atividades na cidade de Curitiba
Como carro-chefe do projeto, serão realizadas 5 oficinas com 6h de duração cada, abordando as diversas áreas da percussão corporal, como corpo, dança e voz. Os currículos dos Professores convidados estão abaixo.
Além das oficinas, teremos o “Baticum Session”, aberto para participação do público, uma jam session de improvisação e experimentação coletiva dentro do mundo da música corporal. Dentre os shows do festival, estão os grupos Gumboot Dance Brasil, Barbatuques – esse considerado o grupo pioneiro da música corporal no Brasil – e, como atração local, o Grupo FATO e seu trabalho que utiliza os tamancos do Fandango em uma abordagem contemporânea.
PROFESSORES E OFICINAS:
21/11 – Keith Terry (EUA): Fundador e diretor artístico do International Body Music Festival (IBMF), Terry é percussionista, ”ritmista do movimento” e educador cujo caminho artístico explora a trilha unindo música e dança há três décadas. Como solista, apresentou-se em numerosos palcos e festivais renomados tais como o Lincoln Center, Bumbershoot, NPR’s All Things Considered, The Vienna International Dance Festival, e The Paradiso Van Slag World Drum Festival em Amsterdam.
Oficina: Body Percussion – O workshop propõe uma maneira eficaz de internalizar o trabalho rítmico, aprimorando o desenvolvimento do tempo, fraseados, habilidades de escuta, independência, coordenação e consciência corporal. É uma ferramenta útil para músicos, dançarinos e artistas de todos os tipos, atores, DJs e editores de filmes – qualquer pessoa interessada em aprofundar suas habilidades rítmicas.
Keith Terry com a Slammin’ All-Body Band http://www.youtube.com/watch?v=TCltR3kAYI0
Performance Solo – Keith Terry http://www.youtube.com/watch?v=3Ysq0rh5ZaQ
22/11 – Ronaldo Crispim (SP): É co-criador da Música do Círculo, do Retiro de Música Circular, do encontro aberto de música circular (Fritura Livre) e do grupo Batucantante de canções para crianças. Conduz processos de desenvolvimento de grupos combinando música corporal, jogos cooperativos e práticas de conversação com princípios da pedagogia da cooperação.
Oficina: Música do Círculo: Jogos e Improvisação – Integrando práticas de percussão corporal, voz e movimento, esta oficina convida os participantes a vivenciarem a criação musical coletiva por meio de jogos e de improvisação tendo apenas o corpo como recurso. A vivência é baseada nos processos desenvolvidos pela Música do Círculo que consideram não apenas os aspectos técnicos do fazer musical, mas também os aspectos relativos às relações humanas e que vão sendo construídas no grupo com valorização da escuta, da diversidade e da colaboração.
Música do Círculo https://www.youtube.com/watch?v=VXK5DJ0foSA
23/11 – Munique Costa (SP): Bailarina formada pela ETEC de Artes de São Paulo e Projeto Núcleo Luz. Desde 2013 é integrante do grupo Gumboot Dance Brasil com direção de Rubens Oliveira, e atualmente compõe o núcleo diretório do mesmo. Tem um trabalho autoral intitulado Colocar de Pé contemplado duas vezes pelo Programa de Iniciativas Culturais VAI, bailarina da Cia de dança Afro Oyá, Projeto Turmalinas Negras, grupo Prot{agô}nistas e integra a coordenação da parte musical e coreográfica do Bloco Afro percussivo Zumbiido.
Oficina: Gumboot Dance – Gumboot é um estilo de dança da Africa do Sul que nasceu no século XIX, nas minas de ouro e diamante. Trabalhadores vindos de 7 povoados distintos da África, falantes de 7 dialetos diferentes, criaram uma forma de se comunicar através das batidas nas botas, que usavam ao explorarem as minas. Essas batidas evoluíram para uma dança, que chega ao público por meio da pesquisa do bailarino e coreógrafo Rubens Oliveira. Este workshop visa introduzir os alunos às técnicas do Gumboot Dance e também pretende ser uma experiência de diálogos culturais entre a África do Sul e o Brasil.
25/11 – Zuza Gonçalves (SP): Co-criador da Música do Círculo, projeto pelo qual organiza e conduz a Fritura Livre. Desde 2012 participa do Workshop de “Circlesongs” do Bobby McFerrin e a partir de 2016 passou a fazer parte oficialmente do corpo docente, dedicando-se especialmente à improvisação vocal.
Oficina: Invenção Vocal – Zuza Gonçalves (Música do Círculo) Nessa oficina, os participantes são convidados a vivenciar coletivamente o potencial criativo de suas vozes. Num processo fluido de presença, segurança e conexão, busca-se abrir caminho para a expressão do indivíduo e do grupo, descobrindo a música que nasce desses caminhos. O trabalho se baseia na abordagem da Música do Círculo, além de outras referências com as quais Zuza trabalha diretamente há muitos anos, como Bobby McFerrin, Rhiannon, Stenio Mendes e Fernando Barba.
Teaser Invenção Vocal https://www.youtube.com/watch?v=YIAcMU_Q7X4
26/11 – André Hosoi (SP): Músico, compositor e arte educador, é coordenador geral do Barbatuques e integrante do grupo desde sua formação. Seus últimos trabalhos incluem a produção da trilha do game “Angry Birds Rio 2”, a composição da música “Beautiful Creatures”, que entrou na trilha do filme Rio 2, de Carlos Saldanha. Em novembro de 2013, fez a preparação do elenco da Rede Globo para o clipe de final de ano, junto com Maurício Maas e Renato Epstein. Foi produtor do segundo disco do Barbatuques, “O Seguinte é Esse” (2005), junto com Fernando Barba e Bruno Buarque.
Oficina: A Música do Corpo e suas possibilidades – O curso visa aprofundar a relação da percussão corporal com alguns modos de se produzir música, seja ela de forma individual ou coletiva. O curso abordará a produção de timbres, sequências de combinações de padrões rítmicos, desenvolvimento psicomotor através de exercícios com o corpo e jogos coletivos trabalhando a escuta, a técnica trabalhada e também a composição e a improvisação. Também será tradado sobre a aplicação desses exercícios e jogos no universo pedagógico, afim de refletirmos sobre como é a inserção dessa técnica no ensino musical. Visto isso, acredito que o curso serve tanto para o músico que quer entrar nesse universo como para quem tem a curiosidade de saber como ela se desenvolve, mesmo não tendo uma relação profunda com o saber musical.
OS HORÁRIOS DE TODAS AS OFICINAS ACONTECERÃO: 10h às 13h/ 14h30 às 17h30 – totalizando 6 horas por oficina.
Inscrições: https://linktr.ee/festivalbaticum
Local: Casa Hoffmann Centro de Estudos do Movimento
Rua Doutor Claudino dos Santos, 58, São Francisco – Curitiba, PR