Batman em tempos de guerra


O popular super-herói dos quadrinhos ganhou vida em diversas versões para cinema e tevê. A primeira série dos 1940’s apresentava o personagem como funcionário público, a serviço da polícia, bem diferente do que nos acostumamos a ver

Batman é uma criação de Bob Kane e Bill Finger para os quadrinhos da revista Detective Comics nº27 em maio de 1939. A história do herói vivido secretamente pelo milionário e filantropo Bruce Wayne mexeu com o imaginário de gerações. Tanto imaginário levou o personagem para além dos gibis.

Desde os desenhos animados rudimentares que surgiram até as sofisticadas graphic novels e videogames dos dias de hoje, Batman passou muito especialmente por diversas versões cinematográficas e de televisão. A mais conhecida foi o pastiche pop realizado pela ABC na década de 1960, com Adam West no papel principal.

Estamos em 2020, e o Homem Morcego já teve nove filmes longa-metragem (fora as inúmeras animações) baseados em sua história, além de desdobramentos diversos como A Liga da Justiça, entre outros. Após o Coringa (2019), inspirado no universo do mascarado de Gotham City, um novo longa está prestes a estrear. Batman teve os mais diversos intérpretes ao longo de décadas.

Mas o primeiro Batman em linguagem audiovisual foi às telas em 1943 (Columbia Pictures), com 15 capítulos de pouco mais de 25 minutos cada. Era exibido nos cinemas antes das sessões dos grandes filmes, logo após os cine-noticiários. Um programa clássico da fase intermediária da história do cinema, ainda antes do advento da televisão como veículo principal de produções em capítulos. As pessoas saiam de casa, adentravam as salas de exibição e assistiam em apenas um pacote às notícias, a um capítulo de alguma série e ao longa metragem em cartaz a seguir.

O seriado foi produzido na época da Segunda Guerra Mundial. Teve direção de Lambert Hillyer e roteiro de Victor McLeod, Leslie Swabacker e Harry Fraser. O orçamento era baixíssimo. Por exemplo: no lugar de a equipe desenvolver um batmóvel, a dupla dinâmica —interpretada por Lewis Wilson e Douglas Croft como Batman e Robin — conduzia um cadillac. O cinto de utilidades existia, mas não era utilizado.

Batman era um agente secreto do FBI. Ao invés do aliado eventual comissário Gordon, recebiam ordens diretas do capitão Arnold, da polícia de Gotham City. Algo bem diferente do herói criado originalmente nos quadrinhos, de livre iniciativa, independente, que saía por aí fantasiado de morcego e combatendo o crime à revelia das autoridades.  Esta adaptação em relação ao original se deve à censura vigente, que não permitia a ideia de um vigilante fazendo justiça com as próprias mãos. Não no cinema.

O seriado é tosco. No lugar dos populares vilões alucinados saídos do Asilo Arkham em Gotham que nos acostumamos a ver ao longo do tempo, o vilão é um cientista maluco japonês, agente do império nipônico: Dr. Daka foi interpretado pelo norte-americano J. Carrol Naish.

Como era comum na época, o desenvolvimento da trama recorre sempre aos cliffhanger (significa literalmente “na beira do abismo”), um recurso que se caracteriza por levar os protagonistas sempre a uma situação limite, de alto risco, ou de confronto com uma revelação que pode mudar os rumos da história.  Como nas telenovelas, depois. Assim, era normal Batman e Robin estarem por um fio de suas vidas ao fim de cada episódio, chamando a audiência para o próximo capítulo, que seria exibido no mês seguinte no mesmo cinema, apresentando a conclusão da encrenca.

Vale a pena conferir a saga deste primeiro Batman, muito especialmente para o entendimento de como eram conduzidas as tramas neste importante período da história do cinema, que arrastava verdadeiras multidões.

Fotos: reprodução

Ouça. Leia. Assista:

Confira The Batman (1943) completo e legendado (Youtube).

Veja todos os filmes com o Batman:

  1. Batman: o filme(1966)
  2. Batman(1989)
  3. Batman Returns (1992)
  4. Batman Forever(1995)
  5. Batman e Robin (1997)
  6. Batman Begins(2005)
  7. The Dark Knight(2008)
  8. The Dark Knight Rises(2012)
  9. Batman v Superman: Dawn of Justice (2016)
  10. Esquadrão Suicida(2016)
  11. Liga da Justiça (2017 – Versão Joss Whedon)
  12. Liga da Justiça(2021 – Versão Zack Snyder)
  13. Coringa (2019)
  14. The Batman(2021)