Beatriz Zechlinski lança livro sobre mulheres escritoras do século XVII


A historiadora Beatriz Polidori Zechlinski lança em setembro um livro sobre sua pesquisa historiográfica na área de gênero sobre escritoras na França da modernidade. O livro “Quero ver as minhas obras saindo da prensa”: mulheres e livros na França do Antigo Regime” fala da forma com que as mulheres se relacionavam com a cultura escrita, com a leitura e com os livros na França do início da Época Moderna.

A partir da trajetória de três escritoras do século XVII: Madame de La Fayette, Madeleine de Scudéry e Jacqueline Pascal, Beatriz fala sobre esse período da história francesa que foi marcado pela inserção de um número significativo de mulheres nos ambientes de produção literária e por uma explosão de publicações de autoria feminina.

“Essa transformação de gênero no universo literário francês foi chamada à época de “fenômeno das preciosas” ou “movimento das preciosas” – como eram denominadas as escritoras francesas do século XVII – cujo impacto marcou a cultura literária ocidental até os dias de hoje”. Neste livro, a autora demonstra como foi possível para algumas mulheres da aristocracia adentrar aos espaços de sociabilidades letradas e tornarem-se escritoras em uma época na qual a prática da escrita carregava significados de gênero muito bem delimitados. “Descobrimos, com as histórias dessas três autoras, quais foram as estratégias que elas usaram para acessar o poder da palavra escrita, que por tanto tempo havia sido reservado aos homens”, conta Beatriz.

Beatriz Polidori Zechlinski é historiadora e professora de História da PUCPR. É doutora em História pela UFPR, com estágio doutoral na EHESS (Paris, França). Atualmente participa de grupos de pesquisa voltados aos estudos de gênero, à história das mulheres, à história do Feminismo e à história social: Núcleo de Estudos de Gênero (UFPR), Mulheres e Produção Cultural (UFPR) e História, Cultura e Política (PUCPR). Dedica-se especialmente ao estudo de escritoras das épocas moderna e contemporânea. “Quero ver as minhas obras saindo da prensa”: mulheres e livros na França do Antigo Regime” será lançado pela Editora Cancioneiro nos dias 29 e 30 de setembro em Curitiba.

.

Foto: Divulgação