Uma surpresa agradável na manhã desta terça-feira (3). Enfrentando a favorita do grupo Grécia, o Brasil não se intimidou e, num jogo muito equilibrado, venceu a seleção do atual MVP da NBA, Giannis Antetokounmpo por 79×78.
Mas não foi uma simples partida emocionante. Os brasileiros chegaram a estar perdendo por 10 pontos, ao fim do 2º quarto. Mesmo com a atuação apagada de Antetokounmpo, os gregos podiam contar com Printezis, que anotou 14 pontos no segundo período. No confronto, ele marcou 20.
Marquinhos era o maior cestinha ao fim dos primeiros 20 minutos. Porém, no 3º quarto, Varejão apareceu. O Brasil entrou com Rafa Luz, Alex, Marquinhos, Bruno Caboclo e Anderson Varejão. O pivô fechou o período com 16 pontos e 7 rebotes, encaminhando os brasileiros à vitória. A seleção já liderava por 56×53 ao vencer o quarto por 26×13.
Nos últimos 10 minutos, muita emoção para segurar o resultado. O Brasil seguiu liderando o placar, mas não teve vida fácil. Varejão anotou uma bola de dois após o arremesso de 3 convertido por Sloukas faltando 34 segundos. Na saída, a Grécia não aproveitou a chance e teve de fazer falta em Leandrinho, que acertou um dos dois lances livres. Porém, Didi cometeu falta perto do meio de quadra. Três lances para os gregos, mas apenas dois convertidos, com Bruno Caboclo dando o tapinha para evitar rebote ofensivo grego.
O melhor jogador da partida (divulgação/CBB)http://www.youtube.com/watch?v=R1Dy3gONfYY
Anderson Varejão foi o cestinha da partida com 22 pontos. O pivô também pegou 9 rebotes. Marquinhos foi destaque com 15.
A vitória deixa o Brasil na segunda fase da Copa do Mundo e com a liderança do grupo F garantida. O próximo adversário é Montenegro, derrotado pela Nova Zelândia por 93×83. Vencer é importante para pontuar, uma vez que os dois melhores latino-americanos classificam-se às Olimpíadas.

No grupo E, sofrimento norte-americano. Os Estados Unidos precisou de uma prorrogação para vencer a Turquia por 93×92. Ilyasova foi o grande destaque da partida, com 23 pontos e 14 rebotes. Mahmutoglu fez boa partida, anotando 18 pontos. O tempo normal fechou em 81×81. No overtime, Chris Middleton foi o responsável pela bola decisiva faltando 2.1 segundos para o fim. Ele foi o cestinha estadunidense com 15 pontos. No outro jogo da chave, vitória da República Checa sobre o Japão por 89×76.
No grupo G, vitória tranquila da França por 103×64 contra a Jordânia, enquanto a República Dominicana derrotou a Alemanha, 70×68.
Pelo grupo H, a Austrália venceu Senegal por 81 a 68, com 22 pontos de Patty Mills e duplo-duplo de Joe ingles, 17 pontos e 10 rebotes. A Lituânia passou pelo Canadá, 92 a 69.