Em meio à tragédia, veículo se tornou um dos principais para a informação da população
Foto: Freepik
Uma campanha pede que a população ajude com a doação de rádios à pilha, para a população afetada pelas chuvas no Rio Grande do Sul. Com o mote “doe um rádio”, a iniciativa chama a atenção para a importância desse veículo de comunicação nas calamidades, quando os meios mais tecnológicos de informação deixam de funcionar. O professor de jornalismo e coordenador da campanha, Willian Araújo, diz que a ideia para a iniciativa surgiu da dificuldade de levar informação para as pessoas que estavam ilhadas, em Porto Alegre.
Em meio às dificuldades provocadas pelo desastre, levar informação de qualidade às áreas afetadas torna-se fundamental. O professor diz que em meio à catástrofe climática, há também uma disseminação massiva de notícias falsas, que confundem a população.
O coordenador de jornalismo de uma rádio comercial de Vera Cruz, na região central do Rio Grande do Sul, a 130 quilômetros de Porto Alegre, Rafael Cunha, diz que em meio à tragédia, o rádio tem se destacado como veículo principal de informação, orientação e apelo à população.
A doação pode ser feita por meio do pix [email protected]. O valor arrecadado está sendo destinado à compra e distribuição de rádios à pilha para as pessoas afetadas pelas chuvas, no Rio Grande do Sul. No estado gaúcho, as sedes da Unisc – a Universidade de Santa Cruz do Sul – também recebem os aparelhos para a doação.
.
Reportagem: David Musso / bandnews.com