Donas de vozes potentes e de histórias inspiradoras, Alcione, Beth Carvalho, Clara Nunes, Dona Ivone Lara e Elza Soares se tornaram ícones não só do samba, mas da cultura do Brasil. Em “Canto de rainhas”, o jornalista Leonardo Bruno investiga a trajetória dessas cinco mulheres, mostrando como romperam as barreiras do machismo e do racismo.
“Canto de rainhas” , da editora Agir, chega às livrarias nesta quarta-feira, dia 24, com sessão de autógrafos no Rio de Janeiro. O texto de orelha de Teresa Cristina, prefácio de Flávia Oliveira e ilustrações de Vanessa Ferreira, conhecida nas redes sociais como Preta Ilustra.
Para escrever o livro, o autor realizou entrevistas com dezenas de mulheres ligadas ao samba. Recorreu também a uma vasta bibliografia, formada por periódicos, títulos de pesquisadores da música e obras de referência de grandes teóricas do feminismo negro, como Patricia Hill Collins, bell hooks, Jurema Werneck e Djamila Ribeiro. Seu texto faz um retrato da música brasileira nas últimas décadas e traça o caminho que o feminino percorreu nesse cenário.
Leonardo Bruno é roteirista e autor de cinco livros. Entre eles “Zeca Pagodinho — Deixa o samba me levar”; “Três poetas do samba-enredo — Compositores que fizeram história no carnaval” e “Explode, coração — Histórias do Salgueiro”.
Fotos: Divulgação