A folia vai tomar conta do centro de Curitiba no sábado (1º/3) e domingo (2/3) de Carnaval. O evento contará com desfiles de escolas de samba, blocos carnavalescos, baile infantil e a tradicional Marcha Zombie Walk, garantindo diversão para todas as idades na Rua Marechal Deodoro.
No ano passado, o Carnaval de Curitiba reuniu cerca de 40 mil pessoas nos dois dias de festa. Neste ano, a expectativa é atrair um público ainda maior.
Sábado de folia
A festa começa no sábado (1º/3) com o Carnaval Nerd, que reúne fãs da cultura geek. A concentração será às 11h, na Praça Zacarias, de onde blocos com personagens de séries, filmes, HQs e animes desfilarão até a Rua Dr. Faivre. No local, um palco será montado para apresentações, concurso de cosplay e atividades interativas.
À tarde, das 14h às 17h, acontece o baile infantil, animado pela Banda do Polakinho. Em seguida, a partir das 18h, os blocos carnavalescos Afoxé, Púrpura, Boêmios e Madames e Rancho das Flores tomam a avenida, aquecendo o público para o grande desfile das escolas de samba.
A partir das 21h10, as escolas do Grupo Especial entram na avenida. A ordem dos desfiles será:
- Leões da Mocidade
- Enamorados do Samba
- Deixa Falar
- Mocidade Azul
- Acadêmicos da Realeza (desfila por volta de 1h50)
Domingo com tradição e diversidade
No domingo (2/3), a programação começa ao meio-dia com a Marcha Zombie Walk, um desfile tradicional de pessoas fantasiadas de monstros e personagens assustadores. A brincadeira parte da Boca Maldita e segue pela Rua XV de Novembro, finalizando na Praça Santos Andrade, onde haverá shows de bandas curitibanas.
Na Marechal Deodoro, o baile infantil retorna das 15h às 17h, seguido pelos desfiles dos blocos Segura o Curitiba, Ela Pode Ela Vai, Pífanos de Curitiba e Pretinhosidade, a partir das 19h.
Às 21h45, será a vez das escolas do Grupo de Acesso entrarem na avenida, seguindo a ordem:
- Vai na Fé
- Asas de Prata
- Os Internautas
- Embaixadores da Alegria
- Imperatriz da Liberdade (com previsão de encerramento às 2h20)
Estrutura e segurança
Para garantir conforto e segurança aos foliões, a Prefeitura de Curitiba e a Fundação Cultural montaram uma estrutura com 120 banheiros químicos, cinco ambulâncias, um ambulatório, 110 seguranças e 25 brigadistas. O evento também contará com apoio da Guarda Municipal e das polícias Civil e Militar, além de pontos de distribuição de água ao longo da avenida.
Arquibancadas gratuitas estarão disponíveis para até 3 mil pessoas, incluindo espaços reservados para idosos, gestantes e pessoas com deficiência.
Serviço
📅 Quando: 1º e 2 de março
📍 Onde: Rua Marechal Deodoro – Curitiba
🌐 Mais informações: Prefeitura de Curitiba e Fundação Cultural
Fotos: Ricardo Marajó e Cido Marques.