As intensas chuvas de dezembro impactaram negativamente a balneabilidade das praias e prainhas de água doce do Paraná. De acordo com o segundo boletim da temporada de verão 2024/2025, divulgado nesta sexta-feira (27) pelo Instituto Água e Terra (IAT), o índice de pontos próprios para banho caiu de 92% para 71%.
Entre os 66 locais monitorados, 47 mantêm bandeira azul, que indica qualidade para banho. No entanto, 15 pontos no litoral apresentam bandeira vermelha, sendo considerados impróprios. Esses incluem trechos em Encantadas, na Ilha do Mel, e balneários como Shangri-lá e Ipanema, em Pontal do Paraná; Riviera e Flamingo, em Matinhos; além da Ponta da Pita, em Antonina. Locais próximos às fozes dos rios também estão impróprios devido à contaminação por esgoto clandestino.
O chefe da Divisão de Monitoramento do IAT, Christine da Fonseca Xavier, destacou que o cenário decorre do aumento das chuvas, que acumulam esgoto não tratado nas águas. Dados do Simepar mostram que a precipitação em Guaratuba chegou a 421,4 mm, muito acima da média histórica de 245,5 mm para o mês de dezembro.
No interior do estado, a balneabilidade é mais favorável. Nas costas Oeste e Norte, 13 áreas estão próprias para banho, exceto em São Miguel do Iguaçu e Entre Rios do Oeste.
O monitoramento das águas é realizado semanalmente pelo IAT durante a temporada de verão, seguindo critérios da Resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama). O objetivo é garantir segurança aos usuários que frequentam essas áreas para lazer e esportes aquáticos.
A população pode consultar a balneabilidade em banners nos balneários, pelo site do IAT ou no aplicativo “Balneabilidade Paraná”.
Foto: Roberto Dziura Jr/AEN