O final de semana de gala do NBB (Novo Basquete Brasil) aconteceu neste último final de semana (08 e 09) na cidade de Franca, São Paulo.
Na sexta, aconteceu o Desafio Interligas Novas Estrelas, um confronto entre jovens promissores, até 23 anos, das ligas de Basquete do Brasil e da Argentina. O jogo terminou com vitória brasileira por 91 a 78.
Nos desafios individuais, o que abriu a noite foi o circuito de basquete. Cada atleta tinha que passar por exercícios que testavam os fundamentos básicos do jogo, quem realizasse todo o percurso em menos tempo, seria o vencedor. Na final, o ala pivô Lucas Dias (Franca) e o armador Yago (Paulistano) se enfrentaram. O jogador da casa contou com o apoio ensurdecedor da torcida e venceu o ex-companheiro.
Além do jogo internacional, também ocorreu o tradicional torneio de três pontos. O confronto final ocorreu entre o jovem Felipe Vezaro, ala armador do Joinville e o veterano Jefferson, ala pivô do Bauru. Vezaro acertou 21 bolas de 25 em 1 minuto, marcou um total de 21 pontos e foi o vencedor da noite.
E a sexta terminou com outro desafio de habilidades individuais, a competição de enterradas. O ala Wesley “Mogi”, do Botafogo, foi o vencedor que realizou um giro de 360 graus no ar antes de cravar a bola na cesta. Seu adversário, o ala armador Georginho, do Paulistano, não deixou por menos ao pegar a bola no ar, depois de uma bandeja, e enterrar de costas.
Já no sábado, houve o principal momento dentro do evento, o jogo entre as estrelas nacionais (NBB Brasil) e as estrelas estrangeiras que atuam no campeonato (NBB Mundo). O placar terminou em 144 a 92 para time brasileiro. Nesse jogo, foi batido o recorde de maior diferença na pontuação final do jogo (52 pontos), o recorde anterior era do jogo realizado no ano de 2015 também do time brasileiro (21 pontos).
LUTO
Durante todo o fim de semana, o evento ficou marcado pelas homenagens as vítimas do incêndio no CT Ninho do Urubu, do Flamengo, na cidade do Rio de Janeiro. O clube que também conta com um time de basquete, retirou todos os membros que participariam da festividade do NBB, em virtude da gravidade da situação.