Com brasileiras favoritas, Mundial de Vôlei de Praia começa essa semana

BoletimEsportivo

Tem início nessa sexta (28) em Hamburgo, na Alemanha, o Campeonato Mundial de Vôlei de Praia. A competição, realizada a cada dois anos, é uma grande oportunidade para somar pontos para estar bem posicionado e conseguir vaga nas Olimpíadas de Tóquio. Vai até o dia 7 de julho (domingo).

 

O Brasil será representado por quatro duplas no masculino e quatro no feminino. Agatha/Duda, Ana Patricia/Rebecca, Maria Antonelli/Carol e Bárbara/Fernanda representarão  o Brasil nas duplas femininas. Pedro Solberg/Vitor Felipe, Evandro/Bruno Schmidt, Alison/Alvaro Filho e André Stein/George formam o grupo brasileiro de duplas masculinas.

 

Classificam-se às Olimpíadas as duas duplas melhor rankiadas por gênero em cada país. O título dá às campeãs 1000 pontos no ranking. A corrida olímpica começou em 1º de fevereiro desse ano e vai até 28 de fevereiro de 2020.

 

E o Brasil chega com moral para um dos principais campeonatos da modalidade. Agatha e Duda lideram o ranking feminino com 5.400 pontos. Elas somam um ouro e um bronze em 2019. Ainda no top-10 estão Ana Patrícia/Rebecca, em 3º com 5.320 pontos, e Maria Elisa/Carol Solberg, 9º com 4.720.

 

No masculino, como as duplas passaram por mudanças em suas formações, ainda não temos grandes resultados. Porém, Evandro e Bruno Schmidt, 23º do ranking, chegam embalados pelo título do Circuito Mundial na Polônia há duas semanas.

 

Vale também ressaltar que O Brasil é de longe o maior medalhista nessas competições. Juntando os campeonatos masculino e feminino, a seleção soma 12 medalhas de ouro, 9 de prata e 10 de bronze em todas as edições já realizadas, totalizando 31 medalhas, o dobro dos Estados Unidos (15) com 5 ouros, 6 pratas e 4 bronzes.

 

 

A Competição:

São 48 duplas tanto no masculino quanto no feminino. Elas estarão divididas em doze grupos com quatro times. Os dois melhores de cada chave avançam, bem como os quatro melhores terceiros colocados. Os outros terceiros colocados se enfrentam numa rodada de Lucky Loser, fechando as 32 equipes que vão para o mata-mata, com dezesseis avos de final, oitavas, quartas, semifinais e final.

 

O campeonato será transmitido pelo SporTV.