Tem início nesse sábado (31), na China, o Campeonato Mundial masculino de Basquete, que vai até dia 15 de setembro, domingo. Esta é a competição mais importante da modalidade, com exceção dos Jogos Olímpicos.
A Copa do Mundo, inclusive, dá vaga à Tóquio-2020. As duas melhores seleções latino-americanas, duas européias e a melhor equipe asiática, africana e da Oceania garantem presença.
Ao todo, 32 seleções participam do mundial. Elas estão divididas em oito grupos com 4 equipes cada. O Brasil está no grupo F, com sede em Nanquin, ao lado de Nova Zelândia, Montenegro e Grécia. A estreia dos comandados de Aleksandar Petrovic será dia 1º, contra os neozelandeses.
Os doze jogadores que compõem a delegação brasileira são:
- Armadores: Marcelinho Huertas, Rafael Luz e Yago;
- Alas: Alex Garcia, Leandrinho, Didi, Marquinhos e Vitor Benite;
- Pivôs: Anderson Varejão, Bruno Caboclo, Cristiano Felício e Augusto Lima.

As outras chaves são:
- Grupo a (Pequim): China, Costa do Marfim, Polônia e Venezuela;
- Grupo B (Wuhan): Argentina, Nigéria, Rússia e Coreia do Sul;
- Grupo C (Guangzhou): Espanha, Tunísia, Irã e Porto Rico;
- Grupo D (Foshan): Sérvia, Filipinas, Itália e Angola;
- Grupo E (Xangai): Estados Unidos, República Checa, Turquia e Japão;
- Grupo G (Shenzhen): França, Alemanha, Jordânia e República Dominicana;
- Grupo H (Donguan): Canadá, Lituânia, Austrália e Senegal.
Os dois primeiros de cada chave avançam à segunda fase, quando também serão divididas em grupos com 4 equipes. As duas melhores, novamente, avançam, mas dessa vez para as quartas de final.
Na história, o Brasil carrega dois títulos mundiais, dois vices e duas medalhas de bronze. Todas essas conquistas foram durante o que talvez tenha sido a era mais vitoriosa da seleção brasileira, nas décadas de 50 e 60, com o treinador Canela e as lendas Wlamir Marques e Amaury Pasos.
Na última Copa do Mundo, a seleção perdeu nas quartas de final para a Sérvia em 2014 por 84 a 56. Em 2010, depois de uma histórica partida contra os Estados Unidos, o Brasil Foi eliminado pela Argentina, num grande dia de Luis Scola.
Já os Estados Unidos são os atuais bicampeões da Copa do Mundo. Em 2019, porém, o favoritismo não é tão amplo, já que muitas das principais estrelas da NBA desfalcam o elenco.
Kemba Walker é o principal astro do selecionado norte-americano, que ainda conta com Chris Middleton e Donovan Mitchell.

Para um guia completo do mundial, visite o Surto Olímpico, que detalha as 32 seleções participantes da competição.