Os livros infantis têm o poder de provocar conversas muito bacanas entre crianças e seus cuidadores adultos. Mas, quais aspectos da infância, e o que os adultos devem levar em conta, na hora de escolher livros adequados ao estágio de desenvolvimento delas? É isso que Rosa Marini vai contar pra gente no primeiro encontro do Festival Conta Outra – para adultos que querem ler para suas crianças
“Quando uma criança está imersa em uma história ou experiência, o livro se apresenta como um aliado poderoso, ajudando os pequenos a tecer sua própria trama a partir das palavras já escritas. Ao dar uma voz familiar às histórias, o que está escrito ganha novos significados para aquele que está construindo sua própria narrativa”, diz Rosa Marini.
O que nós, adultos leitores querem saber é como fazer dessas conversas a tradução de lições ou mensagens que são transmitidas dos livros para a vida. Claro que de maneira natural, proveitosa e sem ansiedades.
Temas como amizade, amor, morte e vida participam ativamente da jornada de crescimento, e toda criança necessita das histórias dos outros para moldar suas próprias interpretações.
Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP, Rosa Marini estará presente no primeiro encontro do Festival Conta Outra, apresentado pela Caixa Cultural. Basta chegar!