Crianças discutem projetos sociais que ampliam a presença da escola além da sala de aula


Milhares de estudantes irão se reunir para trocar experiências sobre projetos que permitem entender as necessidades humanas e sociais

Observar atentamente o cotidiano de onde se vive é uma prática importante, que traz aprendizados valiosos. Cerca de 12 mil estudantes, do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul e Goiás  foram incentivados a colocar a cidadania em prática, identificando problemas reais, que vão além dos muros da escola. Juntos por um mundo melhor, eles pensaram em soluções para questões sociais e ambientais, que serão apresentadas no 5º Fórum com Crianças (PIS), na terça-feira, 25 de outubro.

Ao desenvolver valores como a empatia e solidariedade ao conteúdo pedagógico, o Projeto de Intervenção Social (PIS) transforma a curiosidade das crianças do Ensino Fundamental Anos Iniciais em possíveis ações sociais. Atores de suas descobertas, os temas trazidos pelos alunos são discutidos de forma interdisciplinar, entregando propósitos reais à aprendizagem.

Sem um tema pré-estabelecido, os estudantes estavam abertos para partilhar e descobrir possibilidades de investigação coletiva. A ideia de planejar intervenções a partir de problemas reais, existentes nos espaços de vivências das crianças, motivaram discussões abrangentes em sala de aula. O resultado foram ações com objetivo claro: colaborar com a mudança social e ambiental.

Alguns bons exemplos são os projetos do Colégio Marista Santa Maria, Colégio Marista Paranaense e do Colégio Marista Anjo da Guarda, localizados em Curitiba (PR). Com a orientação dos docentes, as crianças deixaram a “decoreba” de lado, criando juntos o roteiro para apresentação, estreitando os laços de amizade e de troca.

12 mil alunos

O 5° Fórum com Crianças vai reunir mais de 12 mil alunos. Após a abertura oficial, os Colégios, Marista Escolas Sociais e Escolas Champagnat serão convidados a partilhar suas experiências com outras unidades. Ansiosos pela oportunidade de conhecer iniciativas equivalentes ou complementares às apresentadas no Fórum, a novidade foi bem recebida pela criançada.

A apresentação de alguns dos projetos desenvolvidos poderá ser visto em live, no canal oficial dos Colégios Maristas no YouTube, na terça-feira (25). Serão duas edições: uma com as turmas da manhã, a partir das 10h40, e a última junto dos estudantes da tarde, às 14h.

Sobre os Colégios Maristas

Os Colégios Maristas estão presentes no Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 21 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em www.colegiosmaristas.com.br.

foto: Estudantes organizaram regras para acabar com brigas e sujeira no colégio / Divulgação