Cultura930 recebe Eduardo Suplicy nesta sexta às 17 horas


Programa Vamos à Luta, comandado por Felipe Magal, vai debater com político o programa de Renda Mínima e as questões da conjuntura atual

Nesta sexta-feira 23 de julho o programa Vamos à Luta, comandado por Felipe Magal, vai conversar com o vereador pelo Partido dos Trabalhadores em São Paulo, Eduardo Suplicy.

Em pauta, as questões que norteiam o conturbado momento político brasileiro, além das propostas do ex-senador para a implementação do Programa de Renda Mínima para toda a população carente do país.

Suplicy é economista, professor e administrador de empresas. Formou-se em Administração pela Fundação Getúlio Vargas e em Economia pela Universidade de Michigan (EUA), onde viveu nos primeiros anos da década de 1970, concluindo mestrado e doutorado pela instituição, com extensão em Stanford.

De retorno ao Brasil, elegeu-se deputado estadual pelo antigo MDB, em 1978. Participou da fundação do Partido os Trabalhadores (PT), pelo qual se elegeu deputado federal em 1982. Foi vereador por São Paulo entre 1988 e 1990. Entre 1991 e 2014 ocupou o cargo de senador, completando 24 anos no cargo.

A primeira vez em que apresentou a proposta de Renda Mínima foi durante seu primeiro mandato no Senado Federal, em 1991. Estava previsto neste projeto original que os cidadãos que recebessem até dois salários mínimos poderiam obter uma complementação de 30% da diferença entre sua renda e o próprio valor de dois salários mínimos. Apesar de aprovado pelo Senado Federal o projeto nunca chegou a ser apreciado pela Câmara. Em 2001, Suplicy apresentou um novo projeto para instituir a Renda Básica de Cidadania, que garantiria a todos os cidadãos o direito a uma renda incondicional paga em igual valor a todos os habitantes do país. Esta renda teria como objetivo garantir as necessidades básicas de todos os cidadãos. Aprovado em 2003, o projeto deu origem à Lei N° 10 835, sancionada pelo então presidente Lula, em janeiro daquele ano. A lei contém um parágrafo que determina que seu alcance deve se dar em etapas.

Em seu livro intitulado Renda de Cidadania – A saída é pela porta (Cortez, 2002), Suplicy relata sua trajetória política junto ao PT e demonstra como a Renda Básica de Cidadania apresenta vantagens diante todos os programas de transferência de renda.

Sempre envolvido com questões que dizem respeito à população carente, não é difícil encontrar Suplicy em shows de música jovem. Fã declarado de Bob Dylan, já cantou Blowin’ in the Wind no Congresso Nacional. É pai dos músicos João Suplicy e do cantor de rock Supla.

Eduardo Suplicy é respeitado por seus partidários e opositores. Dentro do partido e da sociedade em geral, é grande a grita para que se candidate à presidência da República, e também ao governo de São Paulo.

Felipe Magal é advogado, ativista político e radialista. Apresenta o programa Vamos à Luta todas as terças e sextas, às 17 horas, na Cultura930 (AM 930) e pelo Facebook.com/Cultura930. O programa desta sexta conta com produção de Diogo da Silva. O Vamos à Luta é também co-apresentado e produzido por Diego Torres.

Ouça. Leia. Assista:

Programa Vamos à Luta, com Eduardo Suplicy, sexta feira 23 de julho, às 17 horas

Renda de Cidadania – A Saída é Pela Porta – livro por Eduardo Suplicy

Imagens: reprodução