Encontro antecede a 1ª Mostra de Processos do Coletivo Adega Teatral. Inscrições para oficina estão abertas
A dica é para quem é artista, estudante de dança ou de teatro: sábado e domingo, dias 1 e 2 de julho, das 14h às 19h, Curitiba recebe o Workshop Intensivo Para Atores e Bailarinos, no Setor de Artes, Comunicação e Design da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A oficina, ministrada por Ana Candida Carneiro, Mazé Portugal, Brigida Menegatti e Thadeu Peronne, é uma parceria entre o Coletivo Adega Teatral, da capital paranaense, e a ONG Americana Babel Teather Project.
“Durante estes dois encontros intensivos, investigaremos mecanismos de composição do ator-performer, capaz de passar de um registro a outro com facilidade e que é capaz de criar e sustentar performances de textos pós-dramáticos”, detalha uma das idealizadores da oficina e da Mostra de Processos do Coletivo Adega Teatral, Ana Carneiro.
Serviço:
Workshop intensivo para atores e bailarinos
Data: 1 e 2 de julho de 2023
Horário: 14h às 19h
Local: Setor de Artes, Comunicação e Design da UFPR
Inscrições gratuitas: pelo e-mail [email protected] (inserir nome completo, idade, gênero, profissão e um breve currículo na arte).
Participantes: 25
Sobre a 1ª Mostra de Processos do Coletivo Adega Teatral:
Entre 18 e 30 de julho, Curitiba sedia a 1ª Mostra de Processos do Coletivo Adega Teatral, que reúne vários projetos como leituras dramáticas, debates, apresentações “work in progress”, espetáculos e oficinas gratuitas. Tudo está programado para ser feito no Mini Auditório do Teatro Guaíra, na Biblioteca Pública do Paraná (BPP) e na Universidade Federal do Paraná (UFPR). “O objetivo é criar um local de voz, de nascimento de dramaturgia e reflexão sobre a vida humana, representada em cena por diversas linhas de pensamento e expressões artísticas, fomentando, desta forma, a criação, a produção de espetáculos e intervenções artísticas”, explica o ator e um dos criadores do Coletivo e da Mostra Adega Teatral, o ator Thadeu Peronne.
A mostra é organizada sem qualquer tipo de patrocínio e conta com o trabalho de mais de 20 artistas criadores. “É uma forma de ocupar os espaços com arte e a dramaturgia é o ponto central da Mostra”, observa Mazé Portugal, atriz e idealizadora do evento. Os textos que devem ser apresentados são de dramaturgos premiados como Enéas Lour, Ed Anderson, Ana Cândida Carneiro, Dione Carlos e Douglas Daronco. Racismo, invisibilidade, violência contra a mulher, xenofobia, solidão depressão e identidade de gênero são os temas abordados. “O objetivo da Adega Teatral é fomentar e debater, promover a democratização do teatro, dando continuidade, assim, ao projetos apresentados na Mostra”, finaliza Peronne.
Serviço:
1ª Mostra de Processos do Coletivo Adega Teatral
Data: 18 a 30 de julho de 2023
Ingressos e programação: www.deubalada.com / @coletivoadegateatral
.
Foto: Ana Carneiro_divulgação