Foram definidos, no último domingo (12), os grupos do vôlei para as Olimpíadas de Tóquio-2020, tanto no masculino quanto no feminino. E, como no Rio-2016, o Brasil tem confrontos complicadíssimos já na primeira fase do masculino.
A seleção vai enfrentar Estados Unidos, Rússia, França, Argentina e Tunísia, pela chave B. Do outro lado está o Japão (sede), Polônia, Itália, Canadá, Irã e Venezuela.
Pelo feminino, o Brasil vai enfrentar Japão, Sérvia, Coreia do Sul, República Dominicana e Quênia, no grupo A.
China, Estados Unidos, Rússia, Itália, Argentina e Turquia formam o grupo B.
O Regulamento:
Nos Jogos Olímpicos, a competição de vôlei conta com 12 seleções, divididas em dois grupos com seis times cada. Os quatro primeiros de cada grupo avançam às Quartas de final, com o primeiro do grupo A, enfrentando o quarto do grupo B, o segundo do grupo B enfrentando o terceiro do grupo A, o primeiro do B jogando contra o quarto do A e o segundo do A encarando o terceiro colocado do grupo B.
O Brasil é o atual campeão olímpico no masculino. O título veio com a vitória por 3 sets a 0 diante da Itália na final. Já no feminino o ouro ficou com a China, que venceu a Sérvia na decisão por 3 sets a 1.
Os Jogos Olímpicos de Tóquio começam dia 24 de julho, e vão até dia 9 de agosto. As competições de vôlei se iniciam dia 25, com a final do vôlei feminino acontecendo no dia 9 de agosto.