A escola de samba Deixa Falar levará uma homenagem especial às benzedeiras no carnaval de Curitiba, neste sábado (1º/3), na Marechal Deodoro. Com o samba-enredo “Benzer, um ato de fé, um canto de liberdade, cura e amor”, a escola pretende emocionar o público ao contar a história do benzimento.
Para este desfile, a Deixa Falar preparou sua maior apresentação até o momento. Cerca de 30 esculturas, algumas com até cinco metros de altura, irão cruzar a avenida, representando figuras importantes relacionadas ao tema. Além disso, benzedeiras tradicionais de Curitiba foram convidadas para participar da celebração.
“A gente vai contar a história do benzimento, começando lá na época de Cristo até agora, com a tradição que permanece de pai benzer o filho e neto. Também é uma forma de homenagear as benzedeiras”, antecipou o presidente da escola, João Bosco Araujo.
As cores da Deixa Falar – branco, grená e dourado – estarão acompanhadas de muito verde, remetendo ao poder da natureza e da floresta. Com cerca de 500 componentes, os carnavalescos prometem um desfile grandioso e surpreendente.
Inclusão e acessibilidade
Em 2025, a Deixa Falar repetirá sua ala de inclusão, formada exclusivamente por pessoas com deficiência e neurodivergências, promovendo um carnaval acessível e inclusivo para todos.
História da escola
Fundada no dia da Consciência Negra, em 20 de novembro de 2020, a Deixa Falar chega ao seu terceiro desfile. Apesar de sua recente criação, a escola é composta por uma diretoria com vasta experiência carnavalesca, fator que contribuiu para sua rápida ascensão no cenário do samba em Curitiba.
“Além do nosso conhecimento, fazemos um intercâmbio grande com escolas de outras cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro, buscando sempre evoluir”, contou Bosco.
Com sede no bairro Guaíra, a Deixa Falar conquistou, em 2023, o título no grupo de acesso com um samba-enredo que contou a história do samba no Brasil e da primeira escola de samba do país.
Foto: Luiz Pacheco/FCC