“Deserto Particular” filme de Aly Muritiba é indicado pelo Brasil para disputar vaga no Oscar 2022


O filme estreia no dia 25 de novembro nas salas de cinema no país. A cerimônia de premiação do Oscar está prevista para acontecer em 15 de março de 2022.

O filme Deserto Particular, com direção de Aly Muritiba, que conta a história de Daniel (Antonio Saboia), um policial que comete um erro que acaba colocando em risco sua carreira e sai de Curitiba rumo ao sertão baiano para encontrar um amor, é o indicado pelo Brasil para concorrer ao Oscar de 2022. O anúncio foi feito pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais, na última sexta-feira (15), após reunião do Comitê de Seleção

Aly Muritiba é nascido na Bahia e no Paraná começou e desenvolveu sua carreira como cineasta. O filme que tem Curitiba, capital do Paraná, como parte do enredo, também foi premiado recentemente no Festival de Veneza, na Mostra Paralela Venice Days, com o Prêmio Del PúblicoBNL. De lá, os rumores que o filme poderia ser indicado ao Oscar já haviam começado, segundo conta Muritiba.

“Foram longos seis anos de trabalho para que enfim o filme enfim nascesse para o mundo, em Veneza. Ali, aquelas palavras de amor escritas e reescritas tantas vezes por nós levaram o público às lágrimas eram lágrimas de felicidade. Ali, naquela sala de cinema, testemunhei o poder da palavra encarnada em corpo. Ovacionado por 10 minutos, Deserto Particular passou a ser considerado como possibilidade para representar o Brasil na corrida do Oscar. E eis que esse dia chegou,” relatou Aly Muritiba em suas redes sociais. O filme integrava uma lista de 15 obras audiovisuais brasileiras a serem analisadas.


Deserto Particular é roteirizado por Henrique dos Santos e Aly Muritiba, produzido por Antônio Gonçalves Junior, via produtora paranaense Grafo Audiovisual.
O filme estreia nos cinemas do Brasil no dia 25 de novembro.

Foto: Reprodução
Fonte: 
BdF Paraná