Dica da EMA – O Segredo dos Seus Olhos

DicadaEma

????????????????????????????????????

OUÇA:

 

LEIA:

Juan José Campanella é um dos diretores mais conhecidos da Argentina, tendo contribuído para o estrelato de dois dos atores mais renomados do país: Ricardo Darín e Eduardo Blanco.  Escrito e dirigido por Campanella, O Segredo dos Seus Olhos foi o segundo filme argentino a vencer o Oscar de melhor filme estrangeiro. Foi também a segunda maior bilheteria da história do cinema argentino na época de seu lançamento.

O filme segue um enredo de mistério convencional, com dois planos temporais. No presente, o oficial de justiça recentemente aposentado, Benjamín Espósito, decide escrever um livro sobre um caso de estupro e assassinato que jamais conseguiu resolver. O outro plano narra os eventos em torno desse crime. Além da necessidade de compreender o caso, Espósito é igualmente motivado pelo relacionamento com Irene, sua antiga chefe, por quem é apaixonado há mais de vinte e cinco anos.

Analisando apenas pela narrativa, O Segredo dos Seus Olhos não traz nada de muito novo: há as tradicionais reviravoltas no enredo e as descobertas de último segundo, há um romance que parece nunca andar, apesar da óbvia reciprocidade. O que faz a obra de Campanella realmente se destacar é a profundidade dos personagens. O filme transpira o asco, a revolta, a frustração dos envolvidos, jamais banalizando o tema em que se apoia.É difícil não partilhar desses sentimentos, apesar de haver poucas cenas de violência. Nesse sentido, é uma obra excepcional.As performances de Darín, como Esposito, e Solledad Villamil, como Irene, também merecem destaque. Ambos interpretam seus personagem em eventos distantes vinte e cinco anos um do outro e são capazes de parecer naturais em ambos – não apenas na aparência, mas nos trejeitos e atitudes. Há uma pequena menção ao tempo histórico: o final do governo de Isabel Perón e começo da ditadura militar argentina. Isso é importante para contextualizar algumas decisões arbitrárias da justiça, mas talvez toque notas mais profundas naqueles mais versados na história dos nossos vizinhos.Um raro exemplo de entretenimento sem banalização, O Segredo dos Seus Olhos é cinema argentino no seu melhor.