Os grupos Conjunto Renascentista de Curitiba e Studium Musicae são tema do documentário “Música Inesperada”, dirigido por Neni Glock, com roteiro de Flávio Stein e produção de Alvaro Collaço. O filme, com duração de 90 minutos, apresenta o legado desses grupos para a Música Antiga no Brasil, por meio de depoimentos, imagens de concertos e fotografias históricas.
O documentário estreia no dia 10 de abril, às 19h, na Cinemateca de Curitiba, e permanecerá em exibição até o dia 13, com entrada franca.
O percurso histórico dos grupos
Fundado em 1981 por Eunice Brandão, com apoio da Fundação Cultural de Curitiba, o Conjunto Renascentista era composto por jovens músicos que interpretavam repertório renascentista em concertos iluminados por velas e trajes de época. Com o tempo, o grupo migrou para a Música Medieval e passou a se chamar Studium Musicae, sob direção de Flávio Stein até 1987. Durante essa fase, o grupo gravou o LP “As Cruzadas”, primeiro disco brasileiro inteiramente dedicado ao gênero.
O Studium Musicae retomou atividades em 1990, lançando o CD “Holland Tour” em 1994, antes de encerrar suas apresentações. Neni Glock, que documentou essa trajetória desde os primeiros anos, mudou-se para Portugal e consolidou-se como documentarista.
A origem do documentário
Em 2020, Alvaro Collaço iniciou o projeto “Tríptico”, um CD triplo que resgatou a história dos grupos, utilizando fotos de Neni Glock. O lançamento do disco, em abril de 2022, coincidiu com o anúncio do retorno do Studium Musicae. A partir disso, Collaço, Glock e Stein decidiram produzir “Música Inesperada”. O nome do documentário foi sugerido por Flávio Stein e a obra apresenta entrevistas, imagens de arquivo, performances musicais e a participação do renomado maestro Roberto de Regina, figura essencial na Música Antiga no Brasil.
O filme foi aprovado pelo Programa de Apoio e Incentivo Cultural da Fundação Cultural de Curitiba – Mecenato e contou com o incentivo do Instituto Joanir Zonta e Supermercados Condor. A produção é assinada por Alvaro Collaço Produções.
Serviço
Exibição do documentário “Música Inesperada”
Data: 10 a 13 de abril
Horário: 19h
Local: Cinemateca de Curitiba – R. Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco
Entrada franca