DOIS FILMES SOBRE INFÂNCIA VS. VIDA ADULTA


De Repente 30 e Quero Ser Grande

O Projeto Adam, lançado recentemente pela Netflix, trouxe a deliciosa comédia romântica com pitadas de fantasia De Repente 30 de volta à memória de quem já a assistiu, por conta do “revival” proporcionado por Jennifer Garner e Mark Ruffalo, que estão em ambas as produções.

Além disso, em Novembro de 2021, a atriz Christa B. Allen, que viveu a versão de 13 anos de Jenna Rink, a inesquecível personagem de Garner no filme de 2004, finalmente chegou aos seus 30, o que ressalta ainda mais a incrível semelhança física entre as duas. Vídeos comparativos postados pela própria Allen no TikTok tiveram milhões de visualizações e geraram ainda mais nostalgia acerca deste longa que marcou toda uma geração.

Dezesseis anos antes do lançamento de De Repente 30, em 1988, portanto, outro filme de temática semelhante também conquistou o público, se tornando mais um clássico da Sessão da Tarde, com toda a inocência oitentista de sua trama, envolvendo Josh Baskin, um garoto de 13 anos que, após fazer um pedido a um “fliperama mágico” para ser grande, de repente, se vê no corpo de um homem adulto, na faixa dos 30 anos. Quero Ser Grande, com Tom Hanks, filme pelo qual o ator recebeu sua primeira indicação ao Oscar, ainda nos presenteou com o número musical do piano gigante no chão, que imediatamente entrou para o hall de cenas mais marcantes da história do cinema. Inclusive, em 2013, Hanks relembrou o momento, “tocando” o piano cenográfico no palco de um talk show britânico. Como alguns revivals nos fazem bem!

Semelhantes, mas diferentes.

Enquanto Josh é um menino hiperativo que, em seu corpo de adulto, passa por perrengues no começo, mas consegue se dar bem em uma empresa de brinquedos e acaba, “quase sem querer”, se relacionando com sua colega de trabalho, Jenna é uma mocinha romântica e sonhadora que, após fazer um pedido a um “pó mágico” para ter 30 anos, de repente, dá um salto no tempo e se vê já adulta e bem-sucedida, tendo se tornado editora de uma famosa revista de moda, só que ela não se lembra de nada neste intervalo de 17 anos, o que a faz procurar seu melhor amigo de infância, por quem… acaba se apaixonando.

Tanto Quero Ser Grande quanto De Repente 30 abordam, cada um à sua maneira, e sempre de forma leve e divertida, as angústias da infância que nos fazem querer crescer rápido, em contraste com os dilemas da vida adulta que nos fazem querer voltar à infância.

A bela mensagem que ambas as histórias nos deixam é: não queiramos pular fases da vida, e assim, aproveitemos o melhor de todas elas!