Domingo no Centro terá atividades culturais e caminhada pela conscientização da Síndrome de Down


A programação do Domingo no Centro deste fim de semana, no dia 23 de março, contará com atividades especiais, incluindo ações relacionadas ao álbum “Curitiba em Figurinhas”, uma caminhada alusiva ao Dia Mundial da Síndrome de Down (21/3) e atrações culturais na Praça Zacarias. O evento, promovido pela Prefeitura de Curitiba, faz parte do programa Curitiba de Volta ao Centro, que busca revitalizar e valorizar o Centro da cidade.

Troca de figurinhas e sessão de autógrafos

Os colecionadores do álbum “Curitiba em Figurinhas” terão a oportunidade de trocar figurinhas em uma tenda especial montada para o evento. O autor do álbum, Simon Taylor, também estará presente para uma sessão de autógrafos. Além disso, o público poderá participar de oficinas ilustrativas, colorir reproduções aumentadas das figurinhas e desenhar ao ar livre em rolos de papel kraft.

Lançado em novembro de 2023, o álbum conta com 400 figurinhas desenhadas por Simon Taylor e tem o objetivo de celebrar a história e a cultura da cidade de maneira divertida e educativa.

Cultura e entretenimento

Na Praça Zacarias, o palco da Fundação Cultural de Curitiba oferecerá uma programação diversificada, incluindo música, teatro e apresentações da Família Folhas. Oficinas gratuitas de compostagem e escultura também estarão disponíveis ao longo do dia.

As famílias poderão aproveitar brinquedos como cama elástica, jogos gigantes, gangorra inclusiva e um circuito de bicicletas. Além disso, a Rua Marechal Deodoro terá uma pista exclusiva para ciclistas, com estrutura de apoio para manutenção de bicicletas.

Conscientização e inclusão

O Dia Mundial da Síndrome de Down terá destaque na programação. A Associação Reviver Down distribuirá camisetas e cartazes de conscientização e, às 13h30, realizará uma apresentação musical no palco principal. O evento será encerrado com uma caminhada, que partirá da Praça Zacarias.

Outras atrações

Além das atrações culturais, o evento contará com uma quadra gastronômica, exposição de carros antigos e barracas de artesanato. Diversas secretarias municipais estarão presentes oferecendo serviços, como doação de mudas de árvores nativas e materiais informativos sobre saúde e igualdade racial.

O programa de consultas públicas “Fala Curitiba” também estará no local, permitindo que os moradores sugiram melhorias para os bairros e o Centro da cidade.

Serviço
Domingo no Centro
📍 Rua Emiliano Perneta (da Praça Zacarias até a Rua Visconde de Nácar)
📅 Domingo (23/3), das 9h às 15h
🎟️ Entrada gratuita
🚗 O estacionamento da Rua da Cidadania Matriz funcionará excepcionalmente no domingo para atender os participantes do evento.

Programação

📌 Palco Praça Zacarias
10h – Orquestra à Base de Corda
11h – Família Folhas
11h30 – Espetáculo “Curitiba – O Futuro é Aqui”
12h – Apresentação “Os Barbacas”
12h50 – Bananeiras Brass Band
13h30 – Reviver Down – atividade em alusão ao Dia Internacional da Conscientização da Síndrome de Down
14h10 – Banda do Caximba

📌 Tenda Curitiba em Figurinhas
9h às 12h – Troca de figurinhas e sessão de autógrafo com Simon Taylor
9h às 15h – Oficina ilustrativa do álbum, oficina de colorir e desenho ao ar livre

📌 Tenda Fundação Cultural
10h30 às 12h30 – Oficina “Esculpindo Curitiba”
10h às 14h – Ações de leitura e distribuição de livros

📌 Tenda Meio Ambiente
9h e 13h – Distribuição de mudas de árvores nativas
9h30 e 13h – Oficina de compostagem

🔹 E mais: barracas de orgânicos e agricultura familiar, food trucks, brinquedos inclusivos, tenda de hidratação, auriculoterapia, ações de conscientização sobre racismo e violência de gênero.

O Domingo no Centro é uma ação integrada de várias secretarias e órgãos municipais, ocupando quatro quadras da Rua Emiliano Perneta com serviços e atividades. O evento conta com a participação das Secretarias do Governo Municipal (SGM), do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), do Meio Ambiente (SMMA), de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), do Desenvolvimento Humano (SMDH), da Saúde (SMS), da Mulher e Igualdade Racial (Smir), da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), do Instituto Municipal de Turismo (IMT), além da Guarda Municipal e da Superintendência de Trânsito de Curitiba (Setran).