Episódio 14 – Tendências Globais: xenofobia e criminalização da migração


Como evitar a apropriação da retórica anti-tráfico para “justificar” a estigmatização de migrantes e o fechamento de fronteiras?

Letícia Carvalho- Missão Paz- Assessora de Advocacy. Internacionalista pela Universidade de Estadual Paulista. Referência no país em incidência política para proteção de migrantes, atuou para garantir a aprovação da nova lei de migração lei (nº 13.445/2017)  e segue no controle social pela sua implementação.

Jean katumba mulondayi- Refugiado Congolês no Brasil. Presidente da África do Coração.  Diretor / Presidente da “África do Coração – PDMIG” – organização da sociedade civil -OSC- que atua em defesa do direito de migrar e promove a liderança migratório local, vive no Brasil desde 2013. Nacionalidade da República Democrática do Congo. Graduado em engenharia civil pela UNIKIN Politécnica de Kinshasa / RDC, no Brasil em gestão integral, políticas públicas, gestão de entidades do terceiro setor e empreendedorismo e pós-graduado em direito internacional, anhanguera Belizinho / SP.

Conor Foley- PUC Rio- Professor. Pesquisador do Centro de Direito dos Direitos Humanos da Universidade de Nottingham. Autor de livros sobre a proteção de civis em situações de guerras e conflitos. Trabalhou em mais de vinte zonas de conflitos e pós-conflitos, incluindo: Afeganistão, Colômbia, República Democrática do Congo, Geórgia, Indonésia, Kosovo, Moçambique, Sudão do Sul, Sri Lanka, Tajiquistão e Timor Leste.

Cintia Meirelles – Migrante brasileira nos EUA. The Exodus Road-Especialista em Assuntos Humanitários. Realiza trabalho voluntário no apoio às crianças brasileiras em unidades de detenção nos EUA.

Mediadora: Graziella Rocha- Dra. em Política Social pela UFF. Pesquisadora e coordenadora do projeto Liberdade no Ar/MPT pela Asbrad. 

 

https://www.facebook.com/watch/?v=3089659684444495