
- Este evento já passou.
De dentro para fora – o Artista e a Téssera
5 | julho | 2021

Totalizamos 18 videos-depoimentos, que incluem participações de atuais e ex-bailarinas/os da Téssera Companhia de Dança da UFPR que foram expostos semanalmente nas redes sociais da Companhia.
O que vemos são fragmentos de memórias, fracções de uma longa história de arte/dança/vida, construída a partir de singularidades afetivas e repercutidas na significação das experiências advindas das interações com o modo ímpar da Téssera produzir arte.
A Téssera é uma Companhia de dança que tem um modo particular de articular seus processos criativos, exigindo sempre muito envolvimento entre os/as participantes. Logo, o distanciamento social causou um rasgo, uma lacuna na existência daqueles que diariamente se colocavam a dividir um mesmo espaço/tempo de processos artísticos corporais. E como um lampejo de resgate do elo que nos une, que nos torna uma Companhia, o “De dentro para fora – o artista e a Téssera” surge e dá voz a esses corpos/pessoas que tanto se relacionam, e se relacionaram, com a Companhia.
Este projeto foi criado durante o período de distanciamento social ocasionado pela pandemia da COVID-19, e foi ao ar pela primeira vez em sete de julho de 2020.
Nasceu do anseio de manter o vínculo com aquilo e aqueles que nos fazem ser quem somos, e da falta de poder vivenciar as relações identitárias, de convivência, vieram à tona sensações e sentimentos de reconhecimento de si através da existência, da fala e da coexistência com o outro, tendo em comum o universo artístico da dança na Téssera Companhia de Dança da UFPR, e dando destaque à alteridade entre a propositora do projeto, a Téssera e seus/suas integrantes/bailarinos/as.
Da edição, quase que coreografada pela artista da cena/coreógrafa Helen de Aguiar, emergem sensibilidades e individualidades que, graças a extensa e profunda relação da bailarina/coreógrafa/produtora com o grupo, exibem uma identidade artística acolhedora, afetiva e pedagógica, que se construiu ao longo dos quase 40 anos de (r)existência da Téssera.
Os integrantes foram convidados, de modo facultativo, a participarem da proposta artística e tiveram a liberdade de propor os modos e o conteúdo a serem enviados, ficando a cargo da propositora a seleção/escolha de fotos, trechos de vídeos, cores, trilha sonora de fundo, porém, sempre mantendo a integridade dos depoimentos, com o intuito de dar voz aos corpos que tanto se doam aos múltiplos processos artísticos rotineiros da Companhia.
Onde assistir: https://www.facebook.com/tesseraufpr/photos/3669551876434576
http://www.tessera.ufpr.br/index.html
Imagem: Divulgação