
- Este evento já passou.
Em centenário de Paulo Freire, educador ganha homenagem em mural na Barra Funda
20 | setembro | 2021 - 5 | dezembro | 2021

Obra é do artista visual Raul Zito e do coletivo Esperanzar. A “Ocupação Paulo Freire” pode ser vista de terça a domingo, de 11h às 19h, e fica em cartaz até 5 de dezembro.
Conhecido como ‘Patrono da Educação Brasileira’, Freire atuou principalmente na educação de adultos em áreas proletárias de Pernambuco. Exposição na Avenida Paulista conta sua trajetória.
O pedagogo e filósofo pernambucano Paulo Freire ganhou um mural em homenagem ao seu centenário na Barra Funda, Zona Oeste de São Paulo. Neste 19 de setembro de 2021, o recifense completaria 100 anos.
A obra na lateral de um prédio na Avenida Pacaembu é de autoria do artista visual Raul Zito, com produção e assistência do coletivo Esperanzar. A escolha da frase “Esperançar: amar é um ato de coragem”, foi feita junto com a família de Freire.
“É um trabalho na técnica que eu chamo de ‘fotografia expandida’, uma mistura de Fotografia impressa aplicada em lambe-lambe com pintura acrílica”, contou Raul Zito.
Desde 2012, Freire passou a ser considerado por lei o “Patrono da Educação Brasileira”. Seu trabalho é reconhecido mundialmente: ele tem títulos em 41 instituições de ensino, como nas universidades de Harvard, Cambridge e Oxford.
Em livros como “Pedagogia do Oprimido”, o mais famoso deles, o autor defende o papel primordial da educação no processo de conscientizar o povo e levá-lo ao senso crítico.
O legado de Freire ainda pode ser considerado atual. Apesar de terem sido ditas no século passado, várias frases do pernambucano ainda trazem ensinamentos e lições pertinentes para a realidade atual do país e da educação brasileira.
“Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso, aprendemos sempre” e “Uma educação correta para este país é a educação que se preocupa, fundamentalmente, com o exercício democrático” são alguns exemplos.
Exposição na Avenida Paulista
Uma exposição no Itaú Cultural, na Avenida Paulista, celebra o centenário de Paulo Freire e conta sua trajetória.
Foto: Thiago Fernandes/arquivo pessoal
Fonte: G1