Exposição Coletiva OUROBOROS


Atuante no cenário da arte contemporânea brasileira desde 2014, espaço cultural independente voltado à residências artísticas em Curitiba abre grande exposição coletiva – 18/11 a partir das 18h

Há oito anos o PF espaço de performance art, carinhosamente conhecido como “PF”, está em atividade na cidade de Curitiba. Aberto em 2014, o espaço, que possui direção executiva de Eduardo Cardoso Amato, é conhecido pela linguagem voltada ao experimentalismo e às residências artísticas para artistas visuais de todas as linguagens – pintura, desenho, fotografia, performance, moda e design.

Seu programa de residências apoia uma rede artística já estabelecida através de uma série de parcerias em esfera nacional e internacional, e já acolheu mais de 50 artistas de diversas partes do mundo.

Além de projetos desenvolvidos junto à comunidade, conta com grupos de estudos em pintura e performance arte, focando em residências autogeridas que têm como objetivo criar um ambiente de experimentação em que o tempo da criação individual é respeitado, permitindo que os artistas se abram para interlocuções frequentes.

Pensando em 2023, o PF passará por grande reestruturação e renovação de seu formato e estrutura, um momento de elaborar novas estratégias para dar continuidade às suas atividades.

Este movimento terá início no próximo 18 de novembro, sexta-feira, a partir das 18 horas, com a abertura da exposição coletiva OUROBOROS, com curadoria de Isadora Mattiolli, Mestre em História, Teoria e Crítica de Arte pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, graduada em Artes Visuais pela Universidade Federal do Paraná e professora da Universidade Estadual do Paraná.

Entre pintura, desenho, objeto, fotografia e vídeo, a exposição contará com trabalhos dos artistas Adriana Tabalipa, Celestino Dimas, Eduardo Amato, Erica Storer, Eleonora Gomes, Fernanda Pompermayer, Gustavo Francesconi, Jonas Sanson, Leo Bardo, Leonardo Franco, Marita Bullmann, Miguel Thomé, Renata Silverio e Rique Silva.

Serviço:

OUROBOROS 18 de novembro a partir das 18h

Curadoria de Isadora Mattiolli

Local: PF espaço de performance art – R. Brigadeiro Franco, 2119-2137

Entrada franca

Durante este evento a renovação da pintura da fachada da casa terá início, através de uma intervenção artística in loco, além de um evento de performance art e um workshop com a artista alemã Marita Bullmann, que já passou pelo programa de residências do PF no ano de 2019 e retornará agora para este grande momento.

Este evento de grande porte que terá desdobramentos até o final de dezembro de 2022 vem configurar as duas vertentes da casa: um espaço de experimentação em performance e incentivador desta linguagem na cidade e seu espaço de ateliês e encontros de artistas das mais diversas áreas: pintura, fotografia, design, vídeo, objeto, performance e pensamento crítico.

Esta iniciativa terá a duração de aproximadamente 30 (trinta) dias e tomará todo o espaço das duas casas localizadas na Rua Brigadeiro Franco 2119/2137 – centro de Curitiba. A abertura da exposição será apenas uma das diversas vertentes que guiarão este processo. A pintura da fachada da casa será comandada pelo artista visual e renomado muralista Celestino Dimas e promete trazer muita cor, movimento e atrair olhares para a CASA durante todo o mês de atividades.

Já no dia 17 de dezembro, Eduardo Amato, o responsável pela direção do espaço desde sua fundação, promoverá um festival internacional de performance juntamente com com Marita Bullmann, artista com ampla experiência pelo mundo.

 

Fotos: Divulgação