Chegou o mes de junho em típico frio curitibano, logo as festas juninas pipocam por tudo quanto é lugar, e como não precisasse de mais pretextos, dia 18 de junho, sabado, é dia de ir ao centro da cidade, na Praça de Bolso de Ciclistas (r. sao francisco esquina com r. pres. faria).
Para brincar, apoiar um novo ciclo e reencontrar um dos pontos mais bonitos da cidade, chegue a partir das 14h para festejar com música, oficinas, bate papo, pescaria e bingo com prendas. Basta levar 1kg de alimento não perecivel para contribuir com o projeto Marmita Social que desde 2020 atende estudantes, ciclistas entregadores e população em geral com almoços vegetarianos na Bicicletaria Cultural.
Agora, para contar e fazer história, o dia começa as 10h da manhã com mutirão de manutenção e jardinagem, onde mudas e ferramentas serão bem vindas junto a quitutes numa mesa típicamente formada e aberta a contribuições.
Precisamos nos unir. O centro de Curitiba sofreu muito com as restrições da pandemia, e é preciso reocupar e co criar. Essa é “uma causa de responsividade social”, diz Rosenbaum, ou seja, quando nossas ações se adaptam às condições onde estão inseridas.
Ja tem alguns meses, que acontecem diversas reuniões entre comerciantes, a assoc. de ciclistas (Cicloiguaçu) e o setor público para tratar de melhorias para a regiao. Este sabado, dia 18 de junho é uma das acoes que quer convidar familias, amigos, vizinhança e reivindicar o direito a cidade, atuar em seu desenvolvimento, promover a economia local e celebrar com mais segurança.
“A população está se organizando e a praça cumpre sua função ao ativar arte, cultural e cidadania” diz Patricia Valverde, coord. da Cicloiguaçu.
As brincadeiras contam com jogos de tabuleiro gigantes, pescaria com prendas e vouchers distribuidas em todas as horas cheias nas 10 primeiras jogadas e as 16h está previsto chamada para o bingo.
A programação cultural começa as 14h com bate papo de Mauricio Decker sobre a logistica e estratégia de sua viagem de bicicleta até o Vale das Lágrimas (Chile) no bar Janaino;
as 14h30 será show musical de Melina Mulazani na praça;
as 15h30 começa oficina de instrumentos recicláveis com a Ecoorquestra;
as 16h30 será feita uma aula aberta com grupo Guará e; as 18h30 a festa encerra com a banda RustyToys.
As atividades na praça encerrarão as 20h mas a festa continuará dentro dos estabelecimentos vizinhos. “Mobilizar as pessoas, é o que mais importa” diz Bruno do bar Janaino da rua São Francisco.
Para mais um pretexto, lembramos que um pouco depois, no dia 21 de junho, conhecido por dia internacional da localizacao, onde atuar localmente, em escala humana, buscando trocas conscientes, de impacto economico e ambiental é uma iniciativa potente e necessario. Logo, Curitiba, que é um cidade próspera e adepta a promoção da sustentabilidade, só será efetivamente real, com a sua participação!
SERVIÇO:
Festa junina
Dia 18/06 (sabado)
Praça de Bolso de Ciclistas
R. Sao Francisco s/n
As 10h mutirão
As 14h ATRAçÕES
Ingresso 1kg de alimentos
Info: 4131530022 (via whatsup)