Festival SESI de Robótica tem competidores do PR em todas as modalidades


Colégio Sesi será representado por 11 equipes, com estudantes das cidades de Curitiba, Londrina, Dois Vizinhos, Pinhais, São José dos Pinhais, Pato Branco e Foz do Iguaçu

Entre os dias 15 e 18 de março, equipes de robótica dos Colégios Sesi vão representar o Paraná no Festival SESI de Robótica 2023, em Brasília. As 11 equipes são das cidades de Curitiba, Londrina, Dois Vizinhos, Pinhais, São José dos Pinhais, Pato Branco e Foz do Iguaçu.

Os alunos dos Colégios Sesi vão competir nas quatro modalidades que estarão presentes no Festival SESI de Robótica: FIRST® LEGO® League (FLL), FIRST® Tech Challenge (FTC), FIRST® Robotics Competition (FRC) e F1 in Schools. O Festival nacional acontece no Estádio Mané Garrincha e vai reunir crianças e adolescentes de 9 a 18 anos de todo o Brasil.

Nesta temporada, os desafios estão ligados à energia. Por isso, os participantes devem aplicar conceitos de ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática (abordagem STEAM, na sigla em inglês) para criar projetos de inovação, além da construção e programação dos robôs que devem cumprir missões.

Representantes dos Colégios Sesi no Festival nacional:

Modalidade FLL

Ampharos – Colégio Sesi da Indústria do Centro de Curitiba

CRONOS – Colégio Sesi da Indústria de Pinhais

The Gears – Colégio Sesi da Indústria de Rio Negro

Modalidade FTC

Asimov – Colégio Sesi Internacional de Londrina

Benderminds – Colégio Sesi da Indústria de Dois Vizinhos

Nautilus Viasoft – Colégio Sesi da Indústria de Pato Branco

Quimera – Escola Sesi de Referência da Indústria de São José dos Pinhais

Sesi Senai Brontobyte – Colégio Sesi da Indústria da Cidade Industrial de Curitiba

Modalidade FRC

Sesi Senai Steampunk Monkey – Colégio Sesi da Indústria da Cidade Industrial de Curitiba

Modalidade F1 in Schools

Escuderia Tupã – Escola Sesi de Referência da Indústria de São José dos Pinhais

Takion – Colégio Sesi Internacional de Foz do Iguaçu

Leia também: Conheça as equipes classificadas para o Festival Sesi de Robótica

Equipes paranaenses da modalidade FLL classificadas para a etapa nacional / Foto: Divulgação Sistema Fiep

Como funcionam as modalidades do Festival SESI de Robótica 2023

FIRST® LEGO® League (FLL): Desafia estudantes de 9 a 16 anos a buscarem soluções para problemas do dia a dia da sociedade moderna. Seguindo regras feitas especificamente para cada temporada, eles constroem robôs baseados na tecnologia LEGO® Mindstorm, que devem ser programados para cumprir uma série de missões.

FIRST® Tech Challenge (FTC): Estudantes de 14 a 18 anos são desafiados a projetarem, programarem e construirem robôs capazes de realizar tarefas. Os robôs são construídos a partir de um kit de peças reutilizáveis, com tecnologia Android e podem ser codificados usando uma variedade de níveis de programação baseada em Java e Blocks.

Simulação da modalidade FTC, apresentada durante o Torneio Regional da FLL / Foto: Divulgação Sistema Fiep

FIRST® Robotics Competition (FRC): Alunos de Ensino Médio são desafiados a projetar, construir e programar robôs de tamanho industrial, de até 54 kg e 1,5 metro de altura, para competir em um jogo de arena, por meio de alianças formadas com outros times. Os robôs são construídos a partir de um kit de peças, que, em sua maioria, são doadas por indústrias de diversos segmentos.

F1 in Schools: Estudantes a partir de 9 anos, matriculados nos Colégios Sesi, criam empresas para competir em uma pista de corrida em miniatura. O campeonato faz parte de um projeto internacional realizado pela própria Fórmula 1 e reproduz desafios profissionais envolvidos em uma corrida de carros, desde a criação da escuderia até o enfrentamento nas pistas. Não é só a velocidade que conta: é necessário utilizar recursos tecnológicos para projetar, modelar e testar um protótipo de um carro de F1. Os jovens competidores precisam pensar em marketing, patrocínio, plano de negócios e estratégias em mídias sociais. Além disso, as equipes desenvolvem um projeto social, que pode ser usado como critério de desempate no resultado final.

.

Fotos: Divulgação Sistema Fiep