O QUE É FAVELA PARA VOCÊ?
Este é o Manifesto do Museu das Favelas, equipamento público da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo. Saiba mais em:
www.museudasfavelas.org.br
https://www.instagram.com/museudasfavelas
Abre Caminhos – Museu das Favelas
https://www.youtube.com/watch?v=tnPZDBjW1Lk&t=42s
Museu das Favelas | Encontro da Rede Museologia Kilombola – RMK
https://www.youtube.com/watch?v=qmTGcOZJn84&t=8s
O QUE É FAVELA PARA VOCÊ?
Cada pessoa que é atravessada pelo cotidiano das favelas traz uma visão, isso porque, mais do que território, favela é também experiência.
A experiência daqueles que vieram antes e dos que continuam a ser atravessados por essas realidades, que não representam uma unidade: são múltiplas.
O Museu das Favelas propõe essa conexão direta com as experiências de quem vive nas favelas no cotidiano, em sua dimensão individual e coletiva, partindo de um local de pluralidade e diversidade de narrativas, que surge com a proposta de ser um ponto de encontro, de passagem, de acolhimento e de potencialização das favelas de suas memórias e produções.
O museu busca ampliar o olhar, para além de uma imagem cristalizada do que é a favela e, também, do que é um museu. Ele constrói uma visão expandida que inclui também as vivências que partem de periferias, quebradas, ocupações, assentamentos, malocas, regiões quilombolas, ribeirinhas, entre outras; espaços distintos, mas que compartilham histórias de segregação e resistência.
Como um pontapé inicial, nos dias 30 e 31 de julho aconteceu o Abre-Caminhos, com o Museu das Favelas abrindo suas portas pela primeira vez, num evento gratuito em exaltação e reverência ao Dia da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, fomentando e impulsionando as produções, vivências, saberes e negócios culturais de mulheres de favela.
Durante o final de semana, o público pôde conferir muita música, dança, intervenções culturais, rodas de conversa, brincadeiras destinadas às crianças, e ainda, circular pela feira de empreendedoras que comercializavam diferentes produtos. Foi um momento de encontros, reconhecimentos e acolhimento, que mostrou um pouco para onde queremos chegar.
Em uma pesquisa realizada com o público do evento, grande parte das pessoas o classificaram de forma positiva, ressaltando que se sentiram acolhidas e representadas dentro do espaço. Isso traz motivação, pois mostra que o objetivo de criação do Museu, está sendo alcançado.
Esse esquenta demonstrou um pouquinho do que o Museu das Favelas se propõe a ser, representando um experimento de construção até o momento da abertura oficial. Estamos trabalhando para construir um espaço de acolhimento para todos.