Dando continuidade a uma série de oficinas gratuitas ofertadas pela Associação Recreativa Cultural Assistencial e Educativa Amigos dos Garibaldis e Sacis (ARCAEAGS), agora será a vez da Oficina de Guitarra Baiana ministrada pelo professor e luthier Yuri Barreto que virá de Salvador para Curitiba especialmente para ensinar a arte deste instrumento tão presente no carnaval baiano
As inscrições para a Oficina serão abertas no dia 20 de agosto diretamente no Instagram do Garibaldis e Sacis.
É a primeira vez que Curitiba recebe um curso sobre a Guitarra Baiana, instrumento que tem características diferenciadas e é bem presente nos trios elétricos que percorrem as ruas de Salvador.
Segundo o ministrante da oficina, Yuri Barreto, “é um instrumento que pode ser pensado como um bandolim elétrico por conta da sua afinação em intervalos de quintas e elétrico por ser seu som produzido como uma guitarra elétrica,”diz.
Sobre o professor:
Yuri Barreto de Araújo, natural de Salvador-BA, foi se formando na arte da luthieria com foco na guitarra baiana. De 2009 e 2016 atuava como professor da rede pública com a luthieria sempre presente.
Em 2016 foi o último ano atuando como professor de química passando a atuar em tempo integral como luthier especializado na construção de guitarras baianas.
Em quase 20 anos um portfólio de pouco mais de 120 instrumentos construídos, estudos sobre tensões de cordas e desenvolvimento de luthieria aplicada para as demandas que novos músicos de guitarra baiana demandam.
Oficina de Guitarra Baiana
Os alunos que participarem da oficina em Curitiba, além de aprenderem a tocar o instrumento, terão contato com aspectos com a história, os impactos culturais, luthieria comparada e aplicada, desafios mercadológicos e as perspectivas dos novos caminhos que a “guitarrinha” está ganhando.
A oficina será realizada de 26 a 30 de agosto, das 19h às 21h30, no Bar Folia.
A programação das oficinas culturais tem como mote a comemoração dos 25 anos do Garibaldis e Sacis e, sendo assim, os ritmos e atividades ensinadas nas oficinas tem a ver com a história do bloco que, através da ARCAEAGS, realiza, além do Pré Carnaval, outras ações culturais como o Arraiá da Anita, uma festa com temática Junina e, o Sarau do Saci, evento em que artistas da cidade apresentam suas poesias, músicas e histórias/contos, no mês de setembro.