GINGA – ANCESTRALIZANDO O MERCADO DA MÚSICA APRESENTAÇÃO: O QUE SE ENTENDE POR GINGA?


Ginga é uma palavra de origem africana que significa “dança” ou “movimento”. No contexto do Brasil, o termo Ginga é frequentemente associado à capoeira, uma arte marcial afro-brasileira que combina elementos de luta, dança e música

Gingar no mercado da música pode envolver desafios únicos, incluindo lidar com estereótipos, preconceitos e barreiras estruturais. No entanto, também pode significar aproveitar a riqueza cultural, inspiração e conexões com comunidades diversas. É importante reconhecer e enfrentar os desafios, enquanto se celebra e fortalece a contribuição única que a diversidade traz para a música.

Baseado nesse contexto apresentamos á vocês Ginga, um projeto de negócios na música focado em potencializar, unir e transversalizar tudo que é feito por e para os empreendedores e artistas negros do país, sobretudo do sul do Pais onde a união de Rúbia Divino e Janine Mathias como produtoras, curadoras pretendem fazer ponte de artistas locais para o enaltecimento do mercado da Música Preta Brasileira, onde se encontram uma porcentagem de 20% da população de Curitiba,sendo ela também um celeiro da MPB (Musica Preta Brasileira.

Entendemos a importância de dialogar mercadologicamente á partir desse olhar de negócios afrocentrados dentro da arte. Nomes como Ciça Pereira da Zeferina Produções, DJ Mitay, Samba do Cassin,Thabata Almeida, Thiago El NInho, Thabata Lorena, DJ Mitay fazem parte da programação.

Neste primeiro momento através deste evento se propõe executar um evento GRATUITO de Classificação livre em formato de roda de conversa e shows para promoção de encontros que fortaleçam o que é produzido pela Música Preta Brasileira na nossa cidade e debater sobre tecnologias de ascensão e sobrevivência no Mercado da Música e como adentrar em espaços em que não somos vistos pra valorização e protagonismo dos mesmos. O evento também conta com Afroempreendedores.

DATA: 22 SETEMBRO DE 2024 DOMINGO
Local: Conservatório de MPB de Curitiba
FORMATO: Roda de Conversa e Shows – Afroempreendedores
● Show Abertura Mitay convida Thabata Lorena – Atração Nacional
diretamente de São Paulo – 15 hrs – 15:40

RODA DE CONVERSA 16 hrs – 17:15
MESA 1 : TECNOLOGIAS ANCESTRAIS DE SOBREVIVENCIA E A EVOLUÇÃO DO AUDIO VISUAL NEGRO NO MERCADO MUSICAL: DESAFIOS E CAMINHOS.
Compondo a Mesa: 16 hrs – 17:15
● Palestrantes – Cíça Pereira – diretamente de São Paulo
● Palestrantes – Mano Capu – Curitiba
● Palestrante – Thabata Lorena – São Paulo
● Mediadora – Rubia Divino – Curitiba

PROGRAMAÇÃO COMPLETA E SHOWS
● Mitay convida Thabata Lorena – Atração Nacional – 14:30 hrs
– 15:20 GINGANDO IDÉIAS – Bate Papo: 15:30 hrs – 17:00
● Castel – Curitiba – 17:30 – 18:15
● Thiago El Ninho – Atração Nacional 18:30 – 19:30
● Samba do Cassin – Curitiba Praça Jacob do Bandolin 19:30 ás 21 hrs

AFROEMPREENDEDORES
MARKO MASSAI, BRECHÓ DAS PRETAS, DAREN BOLACHAS, PERSONALIZADAS, KEMET, ÍFÉ PERSONALIZADOS, ORÍ PRODUÇÕES

EQUIPE TÉCNICA:
JANINE MATHIAS E RÚBIA DIVINO : IDEALIZAÇÃO E PRODUÇÃO EXECUTIVA
TUANE – PRETHA ALMEIDA : ASSISTENTE DE PRODUÇÃO
LUIGGI: EFFEX SONORIZAÇÃO
IDENTIDADE VISUAL: BRENDA SANTOS
FOTOS E VÍDEOS: FLOR LETÍCIA
MAQUIAGEM: DEKKA SANTOS
APOIOS:GIORGIA PRATES E FIMS