Apresentação de dança contemporânea sobre a vida e obra de Frida Kahlo chega a quarta edição e será exibida durante agosto e setembro para estudantes da Região Metropolitana de Curitiba
O projeto foi viabilizado com o apoio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE) – Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Paraná e financiado pela Companhia de Energia Elétrica do Paraná (COPEL) o espetáculo busca explorar algumas das facetas da artista mexicana. Quem foi Frida Kahlo? Para as bailarinas Alessandra Lange, Patrícia Machado e Juliane Engelhardt, Frida foi uma artista à frente do seu tempo que expressou através de sua arte questões femininas e transformou a dor em beleza plástica. O desafio durante o processo criativo foi transpor essa história para uma outra linguagem, a da dança e do movimento corporal.
Para a bailarina e produtora Alessandra Lange, a influência de Frida Kahlo ainda não tem seu reconhecimento merecido, “Ela era famosa, feminista, ativista e até fizeram filme em Hollywood sobre a vida dela, mas mesmo assim, pouca gente conhece sua obra, ou ouviu falar desta artista. Buscamos uma maneira de contar a história dessa mulher que é uma grande referência pra nós”, conclui.
No espetáculo, cada bailarina aborda uma dessas questões vividas pela pintora, como o acidente que causou sofrimento por toda sua vida, a dor em não conseguir levar adiante uma gestação e a anulação que sofria quando viveu com seu companheiro. O público também terá a oportunidade de ver uma breve exposição de imagens da artista e suas obras, com curadoria da fotógrafa Lu Berlese, e de participar de um bate papo sobre a inspiração que levou à montagem, após a exibição.
O espetáculo tem indicação livre. “É interessante como cada pessoa tem uma interpretação distinta sobre espetáculo. A gente já fez para crianças pequenas que se relacionam com a estética, através do desenho, da tinta, integrando-se com a estrutura. As pessoas idosas, de mais idade, se relacionam com as histórias de sofrimento, com as histórias femininas e se sensibilizam muito”, conta Juliane Engelhardt.
Para Patrícia Machado, a aproximação com o público é muito importante porque “podemos contar sobre a pesquisa que nos levou aos movimentos corporais, como foi o nosso processo de criação e responder sobre curiosidades acerca da dança e da profissão de bailarina. Dessa vez o público será de adolescentes, estamos bem animadas porque eles são muito curiosos e abertos para o diferente”.
Serviço:
“Kahlo: o espetáculo que representa Frida, uma mulher artista à frente do seu tempo”
Local: TEATRO MUNICIPAL / Fazenda Rio Grande
Endereço: R. Itália, 116 – Nações, Fazenda Rio Grande
Dia: 16 de Agosto (Sexta-feira)
Sessões: 09h30 / 13h30
Local: TEATRO DA PRAÇA / Araucária
Endereço: R. São Vicente de Paulo, 1091 – Centro, Araucária
Dia: 23 de Agosto (Sexta-feira)
Sessões: 09h30 / 13h30 / 15h30
Local: COLÉGIO SAGRADA FAMÍLIA / Campo Largo
Endereço: R. XV de Novembro, 1775 – Centro, Campo Largo
Dia: 06 de Setembro (Sexta-feira)
Sessões: 09h30 / 13h30 / 15h30
Local: TEATRO MUNICIPAL HELOÍNA RIBEIRO DE SOUZA / Piraquara
Endereço: R. Vitório Scarante, 461 – Centro, Piraquara
Dia: 13 de Setembro (Sexta-feira)
Sessões: 09h30 / 13h30 / 15h30
Local: ESCOLA DE DANÇA DE PINHAIS / Cidade de Pinhais
Endereço: Planta Estância Pinhais, Pinhais – PR
Dia: 20 de Setembro (Sexta-feira)
Sessões: 10h / 15h30 / 19h30
Informações:
Alessandra Lange
41 99644 9573