“Os Touros de Basã”, de Marco Aurélio de Souza e “Lascas Lascadas algumas mais que outras”, de Lídia Domingues são as edições em noite de poesia e leitura e autógrtafos
A tradicional quinta poética do espaço Mímesis no São Francisco tem lançamento duplo essa semana. Confira resenhas de ambos abaixo.
“Em Os Touros de Basã, a cadência narrativa – seja controlada e ondulante, seja dominada pelo escracho – se abre para apresentar figuras torpes, violentas e miseráveis, construídas sem a utilização de estereótipos. Os contos dialogam com a acidez da vida em sociedade, com seus bêbados e vagabundos deambulando pelas calçadas, o sentimento deturpado de justiça pela sensação de impunidade, a cultura popular com seus machistas, seus fuxicos e seus tabus.
Essencialmente, suas histórias são críticas à realidade social. Por jogarem luz sobre os inúmeros conflitos que amores, perversões e preconceitos semeiam, elas ultrapassam localidades, transcendem o espaço em razão do conteúdo trabalhado. O livro reúne contos importantes, construídos com a precisão de um narrador consciente do poder que o gênero possui. A literatura de Marco Aurélio tem a marca da madureza, do diálogo entre sistemas de ideias. E é isto que a literatura é, uma conversa entre duas mentes.”
Homero Gomes
110 pág.
R$ 34,90

Lascas Lascadas: “Entre a filosofia e a literatura, o bar e o anfiteatro, Platão e Machado, Lídia Domingues fica com os dois, nessas suas Lascas lascadas, que oscilam entre o conto e a crônica, a narrativa e a digressão – e, de quebra, alguns poemas. Assim é a vida: feita de escolhas e escolhos, muitas dúvidas e nenhuma certeza. Assim é a literatura, que mesmo grande, é feita de coisas pequenas, manchas nas paredes, conversas de bar, convites ao cinema, medos, manias e maus modos. Ou seja, é um grande mosaico feito de lascas da vida. Você pode olhá-lo de longe, como nos grandes romances, ou de perto, nos seus fragmentos, tesselas, cacos. Lídia o convida a olhar de perto, de dentro, de frente. Sem grandes pretensões. Assim você tem mais chances de conhecer melhor essa vida que pode ser suja, pode ser linda, pode ser louca, mas é sempre de lascar.”
Otto Leopoldo Winck
119 pág.
R$ 34,90
…
Serviço:
Touros de Basã e Pedras lascadas, lançamentos dos livros de Marco Auréliode Souza e Lídia Domingues
Dia 20 de junho – 19 horas
Mímesis Conexões Artísticas
Celestino Júnior 189
Entrada franca