Leões da Mocidade abre os desfiles do Carnaval de Curitiba 2025 com homenagem ao Athletico Paranaense


A escola de samba Leões da Mocidade será a responsável por abrir os desfiles do Grupo Especial do Carnaval de Curitiba 2025, no sábado (1/3). O enredo escolhido celebra o centenário do Club Athletico Paranaense, levando à Avenida Marechal Deodoro a paixão do torcedor pelo futebol. A apresentação está marcada para as 21h10.

Com o samba-enredo “100 anos de glórias: um Furacão na Avenida”, a escola promete transportar o público para o universo rubro-negro, relembrando momentos históricos do clube, homenageando ídolos e enaltecendo a torcida atleticana. “Queremos valorizar a história de luta e vitórias da nação rubro-negra, honrar jogadores incansáveis, as famílias que se reúnem para torcer e o torcedor que sai de casa na segunda-feira orgulhoso de seu time”, destacou Wilson Paulino, presidente da Leões da Mocidade.

A estrutura do desfile se inspirou no escudo atual do Athletico, com suas quatro listras rubro-negras representando diretrizes essenciais do clube: ambição, entusiasmo, rebeldia e inovação. Cada setor do desfile refletirá uma dessas características e trará momentos marcantes da história do time.

Grandes nomes do futebol paranaense serão homenageados, como Sicupira e Nem, além de personalidades que marcaram tanto o esporte quanto o carnaval curitibano, como Amauri e Charrão. O desfile contará ainda com a presença das filhas de Sicupira e da torcida organizada Os Fanáticos.

Após conquistar o acesso em 2024 com um samba-enredo em homenagem ao centenário do compositor e instrumentista Waldir Azevedo, a Leões da Mocidade retorna ao Grupo Especial com grandes expectativas. “Estamos preparados para um desfile à altura dos sonhos dos nossos componentes e da responsabilidade de representar o Athletico Paranaense”, ressaltou Paulino.

História da escola

Fundada em 2007 como uma agremiação da Mocidade Azul, a Leões da Mocidade se consolidou no carnaval curitibano e mantém, além da preparação para os desfiles, um forte compromisso com a cultura local. Seu centro cultural, localizado na Vila Hauer, oferece oficinas de costura, música e dança para os moradores da região. “Nossa escola tem um papel cultural essencial na comunidade, mantendo viva a chama da cultura e formando cidadãos e artistas”, concluiu Wilson Paulino.

Foto: Cido Marques