Ideias do que fazer com as crianças de graça nas férias em Curitiba? O Muralzinho, em parceria com o Curiti.Kids, selecionaram algumas sugestões de programação GRATUITA para curtir em família
Parquinho Bosque de Portugal
O Bosque de Portugal, no bairro Jardim Social, estimula a recreação da garotada e o convívio consciente com a natureza por meio da sua área de lazer. São brinquedos construídos com troncos de eucalipto de reflorestamento, um totem de identificação do local e seis bancos para o descanso dos frequentadores. Entre as atrações estão o Caminho Maluco, Travessia, Chute ao Alvo, Escalada, Ponte Móvel. Endereço: Rua Ozório Duque Estrada, 421 – Jardim Social.
Gruta do Bacaetava
A Gruta do Bacaetava fica localizada em Colombo, às margens da continuação da PR-417, conhecida como Rodovia da Uva; tem 600 milhões de anos e a visitação é gratuita. O local tem uma estrutura toda montada para receber os turistas e guias especializados acompanham o passeio e contam toda a história que envolve a caverna, seu descobrimento e exploração. São aproximadamente 200 metros de caminhada, que é realizada em cima de passarelas. Os guias também fornecem lanternas para que os visitantes possam ver com detalhes as formações rochosas. O passeio dura, em média, 40 minutos. Endereço: Rod. Antonio Gasparin, 120 – Bacaetava – Colombo.
Foto:Curiti.Kids
Bosque Reinhard Maack
Com muita área verde e diversão para a criançada, o Bosque fica localizado no bairro Hauer. Ao todo, o espaço possui 16 brinquedos em madeira espalhados pela trilha, como: escalada com gongo, escorregador, parede de escalada, trampolim, gangorra, salto, peso, muralha, hexágono, mirante e argola. Além de túneis para serem explorados, ponte para treinar o equilíbrio, pesca, bola ao alvo, e o preferido de todos: o teleférico. O local funciona somente aos finais de semana e feriados, em caso de chuva, o Bosque permanece fechado, pois as trilhas ficam escorregadias. Endereço: R. Waldemar Kost, s/n – Hauer.
Foto: Luciana Varaschin
Parquinho Passeio Público
O parque foi totalmente revitalizado em 2019, quando recebeu um novo paisagismo, melhoraram a segurança do local e foi inaugurado o Coreto Digital (cinema ao ar livre). Vale a pena visitar também os diversos animais que fazem parte do passeio.Dica: leve pão para seus filhos alimentarem as carpas. Endereço: Rua Presidente Carlos Cavalcanti, s/n – no Centro.
Foto: Curiti.Kids
Parquinho Praça da Espanha
O parquinho foi totalmente reformado durante a pandemia. Foram instalados brinquedos novos e coloridos com piso emborrachado. Endereço: esquina da Saldanha Marinho e Fernando Simas – Bigorrilho.
Foto: Curiti.Kids
Zoo de Curitiba
Localizado a cerca de 20km do centro, o Zoo de Curitiba abriga, ao todo, 1.800 animais, de 127 diferentes espécies, tanto nativas do Brasil, quanto de outras regiões do mundo. O espaço contribui para a conservação da fauna, por oferecer condições de reprodução para animais nativos, e por servir de porto seguro para espécies de aves migratórias. Recentemente o local inaugurou o Memorial da Pandinha, que conta com uma escultura de Pandinha, a girafa mais velha do Brasil, que faleceu com 33 anos, em janeiro deste ano. A escultura, assinada por Jonas Corrêa, será utilizada nas atividades de Educação Ambiental desenvolvidas pelo Zoo. Endereço: Rua João Miqueletto, 1500 – Alto Boqueirão.
Foto: Luciana Varaschin
Parque Vista Alegre
Você sabia que existe uma cachoeira pertinho do centro de Curitiba? Ela fica no Parque Vista Alegre, lugar agradável para uma caminhada e com um parquinho de madeira super gostoso para as crianças. Dica: leve repelente por causa dos mosquitos e também lanchinhos, já que não existe restaurante no local. Endereço: R. Cel. João Maria Sobrinho, 88 – Vista Alegre.
Foto: Curiti.Kids
Novo Parquinho do Barigui
Localizado perto da chaminé do parque (mais para o lado do Museu do Automóvel) o novo parquinho do Barigui conta com piso emborrachado e vários brinquedos novos e coloridos. O local também tem um outro grande diferencial: acessibilidade para crianças cadeirantes! Tem balanço, gira gira, brinquedos para escalar, jogo da velha, gangorra dupla e até tabuleiros de xadrez nos bancos. Endereço: Av. Cândido Hartmann, S/N – Bigorrilho.
Foto: Ricardo Marajó/SMCS
Rua Chafic Cury
Rua mantida pelos moradores do Vista Alegre. Com jardins e paisagismo diferenciado, o local tem mensagens colocadas em vasinhos e placas, uma “gelateca” com livros que podem ser levados para casa gratuitamente e dois balanços. Endereço: Rua Chafic Cury esquina com rua Douglas Haquin, no bairro Vista Alegre.
Farol do Saber Machado de Assis
A praça do Farol do Saber Machado de Assis fica no Vista Alegre e é um daqueles lugares super legais para levar as crianças em um dia de sol. O parquinho tem brinquedos de madeira, piso emborrachado, diversos balanços de pneus pendurados nas árvores e molduras de madeira para tirar fotos em família. Recentemente foi colocada uma “minitirolesa” que faz a diversão dos menorzinhos. Endereço: Rua Arthur Leinig, 635 – Vista Alegre.
Foto: Curiti.Kids
Bosque Gomm
Esta praça é um pedacinho da Inglaterra em Curitiba. Com um espaço de 2,5 mil m², o local faz várias referências à cultura inglesa: bandeiras, painéis com imagens dos Beatles e Shakespeare e até uma clássica cabine telefônica como as de Londres. A praça tem também um parquinho com brinquedos novos. Endereço: Rua Bruno Filgueira, 666 – Batel.
Foto: Luciana Varaschin
Parquinho Positivo – Parque Barigui
Com 1,3 mil m², o novo parquinho do Parque Barigui está localizado atrás do Centro de Convenções do Barigui, cuja concessão é do Positivo. O espaço tem 13 brinquedos de última geração, todos emborrachados para garantir a segurança das crianças. O equipamento ainda conta com tem circuito sinuoso de cordas, floresta de tronquinhos, pula-pulas, carrossel e disquinho de molas, escorregador, gangorra, gira-gira, balanços, entre outros. Três dos brinquedos tem acessibilidade para crianças com deficiências. Endereço: Alameda Ecologica Burle Marx, 2518 – Santo Inácio.
Foto: Luciana Varaschin
Parque Pinhal de Santana
O Parque Pinhal de Santana possui uma área de mata nativa com 350 mil m² e fica localizado na Regional Tatuquara. O novo parque conta com parquinho inclusivo com piso emborrachado e uma pista de caminhada com 700 metros de extensão. Há ainda colmeias do programa de polinização Jardins de Mel, uma quadra poliesportiva e muita área verde para descanso, contemplação e lazer. Esculturas de uma pinha e pinhões gigantes, feitas pelo artista Índio Artesão, são o grande diferencial do espaço. Endereço: Estr. Delegado Bruno de Almeida – Campo de Santana.
Foto: Pedro Ribas
Largo Erasmo de Rotterdam
Esta pracinha possui um parquinho, com piso emborrachado, além de uma minibiblioteca comunitária, uma árvore de livros e esculturas. Endereço: Rua Brasilino Mour – Ahú.