Festa e atividades na praça central da Ilha de Valadares marcam tributo ao maior símbolo do fandango ainda vivo
“Esse é o Jimi Hendrix da rabeca”. Essa é a introdução favorita escutada em conversas informais enquanto Angélica Ripari acompanhava Mestre Zeca nos fandangos. Mestre reconhecido por resguardar a cultura do litoral paranaense, ele é presença marcante nos bailes da Ilha dos Valadares. Músico, luthier de instrumentos populares e artesão.
Angélica é pesquisadora, professora e socióloga. Em 2017 teve a ideia de registrar a fala distinta de Mestre Zeca e eternizá-la em livro. Uma biografia de José Martins Filho, o Mestre Zeca da Rabeca, uma homenagem a um dos mestres vivos mais importantes do fandango caiçara.
O evento acontecerá na Ilha dos Valadares, na praça Cyro Abalem, quarta-feira a partir das 17 horas. Após a cerimônia de abertura será exibido o filme Moda que Corre Tempo, uma realização da Cantarim Produções Culturais, que também é responsável pelo projeto que levou ao livro Mestre Zeca – Fandango para Não Morrer, editado pela Balanço da Canoa, editora capitaneada pelo fotógrafo Ivan Ivanovick e a professora Juliana Pretto.
Após a exibição do filme terá início um baile de fandango, comandado pela estrela da festa, Mestre Zeca e seus amigos. Nas dependências da praça, exposição com obras de artistas locais.
“Zeca é uma figura distinta. Seus traços obtusos, seu jeito distante e divertido, seu olhar vexado que se mistura com a presunção de sua fala. É uma figura que representa o modo caiçara de ser”, revela Angélica Ripari.
Ao modo caiçara, a festa não tem hora pra acabar.
…
Mestre Zeca – Fandango para Não Morrer
Livro de Angélica Ripari
20 de abril – quarta – 17 horas
Praça Cyro Abalem – Valadares – Paranaguá
Entrada franca
…
Fotos: divulgação