O cantor e compositor Moraes Moreira morreu na madrugada desta segunda-feira (13) aos 72 anos no Rio de Janeiro. A causa da morte ainda não é conhecida.
O corpo de Moraes Moreira foi encontrado nesta manhã no apartamento em que ele morava.
Moraes Moreira começou tocando sanfona de doze baixos em festas de São João e outros eventos de Ituaçu. Na adolescência aprendeu a tocar violão, e quando mudou-se para Salvador, conheceu Tom Zé, e também entrou em contato com o rock n’ roll. Mais tarde, ao conhecer Baby Consuelo, Pepeu Gomes, Paulinho Boca de Cantor e Luiz Galvão, formou o conjunto Novos Baianos, onde ficou de 1969 até 1975.
Em 1975, saiu em carreira solo. No total, ele lançou mais de 60 discos entre a carreira solo, Novos Baianos, Trio Elétrico Dodô e Osmar, além da parceria com o guitarrista Pepeu Gomes.
Os Novos Baianos ficaram na ativa, originalmente, entre 1969 e 1975. No período, o grupo lançou discos como “Acabou Chorare”, que é reconhecido como um dos grandes clássicos da música brasileira. Após a dissolução do grupo, Moreira seguiu em carreira solo, se tornando pioneiro dos trios elétricos e marcando sucessos de Carnaval como “Pombo Correio”, “Vassourinha Elétrica” e “Bloco do Prazer”. Sua popularidade foi revitalizada pela gravação do “Acústico MTV”, lançado em 1995.
Com voz marcante, deixa um grande legado na música popular brasileira, com canções que transpassam gerações.