Morre o violoncelista Matias de Oliveira Pinto em acidente de carro na Alemanha


A Prefeitura de Curitiba e a Fundação Cultural de Curitiba lamentam profundamente a morte do renomado violoncelista Matias de Oliveira Pinto, vítima de um acidente de carro em Berlim, na Alemanha, nesta quarta-feira (5).

Matias, de 64 anos, era natural de São Paulo e tinha uma trajetória marcante na música clássica. Formado em Berlim e Budapeste, estudou com grandes mestres e, aos 18 anos, já lecionava na Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Atualmente, era professor na Universidade das Artes de Berlim e na Faculdade de Música da Universidade de Münster, ambas na Alemanha.

O músico esteve recentemente no Brasil, participando da 42ª Oficina de Música de Curitiba, onde foi professor e fez sua última apresentação no concerto de encerramento do evento, no domingo (2), ao lado da orquestra de alunos.

“É um grande choque e uma perda imensurável para o mundo da música clássica. Matias era talentosíssimo, um professor excepcional e, pela primeira vez, participou da Oficina de Música de Curitiba. Lamentamos profundamente sua partida”, declarou Marino Galvão Júnior, presidente da Fundação Cultural de Curitiba.

Além de sua brilhante carreira como solista e músico de câmara, com apresentações em algumas das mais importantes salas de concerto do mundo, Matias de Oliveira Pinto deixa um legado inestimável para a música e para as futuras gerações de instrumentistas.